Rio mais 20: Consórcio PCJ ratifica pacto para melhor gestão de bacias Hidrográficas no Pavilhão Francês

Representantes de organismos de bacias de várias partes do mundo assinaram o “Pacto Mundial pela Melhor Gestão de Bacias Hidrográficas”, no Pavilhão Francês, no Parque dos atletas, onde ocorrem exposições de diversos países na Rio+20. O Consórcio PCJ ratificou pacto assinado em março, no 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha (França), pelo secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, representando na ocasião o Presidente do Consórcio e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini,

Na visão de Lahóz, “a iniciativa fortalece os laços de parceria com a França que existem há 20 anos. A primeira comitiva do Consórcio PCJ para a França aconteceu em 1991, para conhecer o sistema francês de gestão dos recursos hídricos para obter subsídios que embasaram a criação Politica de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo, pioneira no Brasil”, lembrou ele.
 
Participaram 10 representantes de diversos organismos de bacias da América Latina, Europa e África, que foi coordenado pelo Diretor Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Jean-Francois Donzier.
 
Através do gerente técnico, Alexandre Vilella, paralelamente, o Consórcio PCJ participou de painel de integração da RIOB promovendo as experiências de parcerias internacionais entre os organismos de bacias franceses e a entidade, com destaque ao tema da atuação em rios interestaduais.
 
O Presidente do Consórcio PCJ, presente na Rio+20, comentou sobre a importância da integração e envolvimento mundial em torno da gestão da água. “Não há como pensar em crescimento e desenvolvimento sustentável sem assumirmos a gestão dos recursos hídricos como central. As bacias PCJ são um exemplo de crescimento consciente com o tema água sempre em destaque em nossas decisões”, disse Perugini.
 
O “Pacto Mundial para Melhor Gestão de Bacias Hidrográficas” é proposto pelo Escritório Internacional da Água e propõe diversas diretrizes para os países e instituições com o objetivo de garantir acesso a água, saneamento e qualidade de vida. As ações desenvolvidas pelas entidades deverão ser apresentadas no 7º Fórum Mundial que ocorrerá em 2015.
 
O Consórcio PCJ e a Agência francesa Loire Bretagne possuem um acordo de cooperação técnica estabelecido em 2006, na cidade de Lyon, na França, durante a Pollutec. No Fórum de Marselha, em março desse ano, ambas as entidades negociaram a assinatura de uma nova parceria para os próximos anos.
 

Coordenador técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Villela, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz e Angelo Perugini, presidente do Consórcio PCJ
Prefeito de Hortolândia e Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo