Rio Claro terá primeira ETE das Bacias PCJ construída com tecnologia holandesa

A cidade de Rio Claro (SP), uma das associadas ao Consórcio PCJ, concluiu a etapa civil da construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Jardim Novo. Quando totalmente pronta, a ETE permitirá ao município tratar todo o esgoto coletado. Os serviços, agora, estão concentrados na montagem hidromecânica e elétrica da estação, que conta com tecnologia importada da Holanda, denominado Sistema Nereda de tratamento de esgoto. A ETE Jardim Novo será uma das primeiras no Brasil a adotar essa tecnologia no processo de tratamento de efluente.
O Sistema Nereda emite menos gases, pois possui tratamento aeróbio, e reduz o consumo de energia elétrica em cerca de 25% dentro das estações de tratamento.
A ETE Jardim Novo está sendo erguida numa área de 50 mil metros quadrados ao final da Avenida dos Costas, em Rio Claro. Com a sua conclusão, o município entrará num seleto grupo de cidades que tratam todo o efluente coletado.

Nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 90 milhões em obras e serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. As obras são executadas pela concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto e pela administração municipal, com o acompanhamento e fiscalização do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro.

Este programa de investimentos consiste na construção de 21 km de rede coletora, coletor tronco e emissários – obra de bastante complexidade executada entre 2013 e 2014 e já concluída – além da construção da ETE Jardim Novo.
Com a conclusão das obras de implantação de 21 km de redes em dezembro de 2014 (obras que aconteceram de norte a sul da cidade, passando pelas principais vias públicas, como as Avenidas Tancredo Neves, Visconde de Rio Claro e Brasil), o Córrego da Servidão encontra-se despoluído em toda a área urbana da cidade. Mais de dez milhões de litros de esgoto deixaram de ser lançados por dia no Córrego da Servidão que se encontra canalizado embaixo da Avenida Visconde de Rio Claro.

As melhorias refletem diretamente na qualidade de vida da população que ganha com melhores condições sanitárias e ambientais.

A evolução do Tratamento de Esgoto nas Bacias PCJ

Quando o Consórcio PCJ foi fundado em 1989, apenas 3% do esgoto coletado nas Bacias PCJ passava por algum tipo de tratamento. Atualmente, esse índice passa 70% em toda a região, com alguns municípios tratando já os 100% do esgoto coletado. O Consórcio PCJ mantém o Programa de Saneamento e Racionalização pelo qual assessora os municípios com ações que busquem a universalização do saneamento, ou seja, 100% de tratamento de água, de coleta e tratamento de efluentes. Os municípios e empresas interessados em ações nessa área podem entrar em contato pelo e-mail saneamento@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo