Rio Claro e Santa Bárbara D’Oeste fecham com chave de ouro primeira parte do Projeto Semana da Água 2014

Os municípios de Rio Claro (SP) e Santa Bárbara D’Oeste (SP), ambos associados ao Consórcio PCJ, promoveram no último dia 22 de maio, o terceiro e último Seminário Regional do “Projeto Semana da Água 2014 – Reciclando o saber”, concluindo a primeira parte das capacitações com educadores da região que replicarão no segundo semestre as iniciativas entre os alunos participantes. As capacitações aconteceram no Núcleo Administrativo Municipal de Rio Claro e na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães.

O Prefeito da cidade anfitriã e vice-presidente do Programa de Integração Regional do Consórcio PCJ, Du Altimari, estive presente na abertura do evento e ressaltou a importância da parceria com a entidade para a realização de trabalhos de educação ambiental nas Bacias PCJ.

“Nós agradecemos muito ao Consórcio PCJ por nos ajudar na realização de atividades de educação ambiental, de qualidade, em nossa cidade e nas Bacias PCJ. Nesse momento de escassez de água, trabalhar esse assunto é muito importante para conscientizarmos a comunidade de que é preciso economizar água e realizar ações que preservem as nossas nascentes”, comentou Altimari.

No período da manhã, o encontro aconteceu no Núcleo Administrativo, onde representantes das Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Rio Claro e também de Santa Bárbara D’Oeste puderam apresentar as atividades que já foram realizadas nos municípios desde a inserção deles no Projeto Semana da Água.

O vereador de Rio Claro e presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julinho Lopes, disse que é preciso “pensar no amanhã” e que a melhor forma de resolvermos problemas futuros é capacitar as crianças de hoje. “A população precisa ter acesso às campanhas de conscientização, e as crianças nos ajudam na divulgação dessas atitudes que são simples, mas que colaboram muito com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente”, ressaltou.

A segunda parte da capacitação foi realizada na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães, de Rio Claro, onde os participantes realizaram uma visita técnica pelas instalações do colégio, que incentiva os alunos a preservarem a água e o meio ambiente através do cultivo de uma horta orgânica, plantação de mudas, trabalhos de compostagem, entre outras ações.  

Projeto Semana da Água

O Projeto Semana da Água, que é realizado há 20 anos pelo Consórcio PCJ e sempre tem um tema diferente a cada ano, foi inspirado no projeto da Agência francesa Sena-Normândia chamado “Classes d’Eau”, no português “Classes de Água”, que também trabalha com alunos da região, assuntos voltados à preservação dos recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo