Rio Camanducaia permanece com restrição de uso, enquanto Jaguari e Atibaia estão em estado de alerta

A Sala de Situação PCJ divulgou novo boletim na manhã dessa quinta-feira (20), no qual a Sub-Bacia do Rio Camanducaia continua em estado de restrição de uso da água, com vazão média de 1,44 m³/s, abaixo ainda do nível mínimo de 1,5 m³/s. O Rio Jaguari segue em estado de alerta, com vazão de 4,62 m³/s, e a novidade nesse novo informativo foi a inclusão das regiões do Alto e Baixo Atibaia em estado de alerta.
O Alto Atibaia apresentou vazões médias de 4,90 m³/s, estando, portanto, com vazões abaixo de 5m³/s, o que configura estado de alerta. O Baixo Atibaia apresentou vazões médias de 3,85 m³/s.

É importante lembrar que o Estado de Alerta é aquele que não restringe o uso da água ainda, mas chama a atenção dos usuários para a proximidade de uma possível restrição. Na próxima segunda-feira, dia 24, a Sala de Situação atualizará o boletim sobre a situação dos mananciais.

O Consórcio PCJ recomenda a todos os usuários das Bacias PCJ atenção ao uso racional da água nesse momento em que a estiagem está no seu ápice, podendo comprometer as vazões dos rios da região. A entidade reitera atenção aos estados de alerta e restrição ao uso, definidos pela Resolução ANA/DAEE Nº 50 – 21/01/2015. Em caso de estado de restrição o não cumprimento dessas regras é passível de fiscalização e autuação pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE).

Entenda as regras de restrição

Em virtude do baixo nível dos rios, foram estabelecidas regras de uso para quem retira água diretamente dos rios Camanducaia, Jaguari, Atibaia, Cachoeira, Atibainha e afluentes.  No site da Sala de Situação PCJ (www.sspcj.org.br) serão publicadas todas as segundas e quintas-feiras as áreas das Bacias PCJ que estão em Estado de Alerta ou Restrição.

Pela Resolução Conjunta ANA/DAEE Nº50, foram definidos cinco pontos de medição das vazões dos Rios que farão parte dessa regra, no qual a região a montante desses pontos deverão respeitar os estados de Sem Restrição, Alerta e Restrição. Veja abaixo as vazões consideradas de restrição para cada uma das regiões assinaladas:

Alto Atibaia – ponto de medição Captação Valinhos no Rio Atibaia: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 4m³/s, toda a região do Alto Atibaia entrará em Estado de Restrição.

Baixo Atibaia – ponto de medição Acima de Paulínia: Quando a vazão média dos últimos 3 dias o Posto Fluviométrico for menor ou igual a 3,5m³/s, toda a região do Baixo Atibaia entrará em Estado de Restrição.

Camanducaia – ponto de medição Dal Bo: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 1,5m³/s, toda a região do Camanducaia entrará em Estado de Restrição.

Jaguari – ponto de medição Foz do Jaguari: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 2m³/s, toda a região do Jaguari entrará em Estado de Restrição.

Montante Cantareira – ponto de medição Pires: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no posto Fluviométrico for menor ou igual a 2m³/s, toda a região da Montante do Cantareira entrará em Estado de Restrição.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo