A Rhodia, uma das 27 empresas consorciadas junto ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), é uma das três finalistas no 6º Prêmio Ação pela Água, concorrendo na categoria Iniciativa Privada no temário Gerenciamento de Resíduos Sólidos com o projeto “DEPLAT – Destinação das Purgas de Lodo dos Tratamentos de Águas”.
O projeto tem o objetivo de recuperar águas de lavagens dos filtros e das purgas dos decantadores, bem como dar destino ao lodo gerado na decantação da água bruta. O engenheiro de meio ambiente, Maurício Luiz Janssen, disse que o projeto foi implantado há três anos e é um sucesso. “Conseguimos reaproveitar a água, fazendo a destinação do lodo gerado, em atendimento aos requisitos legaiss”afirma.
Janssen conclui dizendo “com a implantação do projeto, recupera-se 75.000 l/h de água, devolvendo ao processo de tratamento, e a destinação de 390 toneladas/ano (base seca) e que segue para a destinação final”.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de novembro no espaço Le Blanc em Americana.
O 6º Prêmio Ação pela Água, conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínios do Buffet Claudia Porteiro e Invista, e apoio institucional da Agência Nacional de Águas (ANA), da Prefeitura Municipal de Americana, Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ