Reuso de Água na Honda possibilita redução do consumo em 30%

 Reuso de Água na Honda possibilita redução do consumo em 30%

 
A montadora Honda é uma das três finalistas no 6º Prêmio Ação pela Água, concorrendo na categoria Iniciativa Privada, no temário reuso, com o projeto “Redução do Consumo de Água através do Reuso”.
 
Objetivo
 
O projeto tem como objetivo mostrar os resultados alcançados na empresa Honda Automóveis do Brasil, localizada no município de Sumaré-SP, a partir da reutilização de água dos equipamentos em outros processos, evitando o descarte desnecessário para o sistema de tratamento de efluentes e eliminação do descarte de água industrial nos processos de injeção plástica.
 
O supervisor de planejamento ambiental Rafael Politori destaca que a montadora sempre teve preocupação na questão de utilização de água. “A água faz parte de todo o nosso processo produtivo, seja na fabricação dos veículos, na elaboração de projetos para ampliação da fábrica ou da produção, como também no desenvolvimento de novos equipamentos. Pensando nisso, a empresa sempre teve a preocupação de reduzir ao máximo o consumo de água, ou de buscar o reuso, já que hoje 100% da água é reutilizada em um  mesmo processo.”
 
O projeto da montadora conta com inúmeras conquistas. Além de melhorias ambientais, milhões de litros de água deixaram de ser utilizado nos processos industriais, poupando as bacias hidrográficas, podendo a água ser utilizada para outros fins mais nobres. O aspecto econômico foi outra melhoria notada, com uma redução de custo total próximo a  21.000.000 de litros por ano, o que equivale à um consumo de água aproximadamente 30% menor.
 
Desafios
 
Para o futuro, a Honda tem o objetivo de investir em projetos voltados ao tema, como: Separação da água e óleo do setor de Usinagem; Ampliação da estação de tratamento de efluentes da Fundição; ampliação da ETE da Fundição para receber o efluente da Lavanderia, entre outros, sempre tendo o meio ambiente como o maior beneficiado.
O 6º Prêmio Ação pela Água conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínios do Buffet Claudia Porteiro e Invista, e apoio institucional da Agência Nacional de Águas (ANA), da Prefeitura Municipal de Americana, Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, e do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo