Reunião Plenária do Consórcio PCJ discutirá crise hídrica, Sistema Cantareira e ações de contingenciamento

O Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) realizará na próxima sexta-feira, dia 21 de março, a partir das 9h, no Hotel Fonte Santa Tereza, a sua 72ª Reunião Plenária do Conselho de Consorciados para discutir a crise hídrica, ocasionada pela ocorrência de estiagem em pleno verão, e as ações de contingenciamento para amenizar os reflexos para o abastecimento que os municípios estão realizando, seguindo a orientação dos 25 mandamentos que a entidade deliberou no início de fevereiro. A reunião será aberta aos órgãos de imprensa.

 
Também, será discutida a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Diversos debates aconteceram no último semestre que culminaram com a apresentação de uma proposta guia pela Agência Nacional de Águas (ANA), em dezembro de 2013. No entanto, diante da crise hídrica que o Estado de São Paulo está passando e seus reflexos ao Sistema Cantareira, o processo foi paralisado. 
 
Ainda será destacada na reunião, a necessidade de apoio aos municípios por parte dos governos federal e estadual para a construção de reservatórios municipais. O Consórcio PCJ, desde 2012, possui o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica, que prevê incentivos para construção de reservatórios municipais como alternativa para a sustentabilidade hídrica. 
 
Abaixo, segue a pauta completa da 72ª Reunião do Conselho Consorciados:
 
1) Abertura oficial com as autoridades presentes;
2) Apreciação e aprovação da ata da reunião anterior;
3) Apreciação do Relatório Simplificado de Atividades 2013;
4)  Apreciação das Contas e da Minuta de Balanço Contábil e Patrimonial de 2013;
5) Eventos Extremos – “Estiagem atípica 2013/2014 – Providências”;
6) Esclarecimentos sobre a “Renovação da Outorga do Sistema Cantareira para 2014”;
7) Ampliação das disponibilidades hídricas – construção de reservatórios municipais;
8) Outros Assuntos:
8.1) Projeto Semana da Água 2014;
8.2) 25 anos do Consórcio PCJ;
8.3) Informações sobre desincompatibilização da Diretoria no período eleitoral à candidatos;
8.4) Dia Mundial da Água;
8.5) Circuito Tela Verde;
 
Solicitamos a confirmação de presença dos veículos de imprensa pelo telefone (19) 3475 9408 ou pelo e-mail imprensa@agua.org.br.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo