Reunião da Rede Latino americana dá início aos eventos que antecedem a RIOB 2013

O Consórcio PCJ participou na manhã dessa terça-feira, dia 13, da reunião extraordinária da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), em evento que antecede a abertura da 9ª Assembleia Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB). O encontro internacional acontece de 13 a 16 de agosto, em Fortaleza (CE).

Os trabalhos da reunião da RELOB foram guiados pelo secretário técnico permanente da rede, Lupércio Ziroldo Antônio, que apresentou as atividades e o planejamento dos próximos passos da entidade. Segundo Lupércio, o objetivo é intensificar a divulgação institucional com o site da rede e a elaboração de informativo. “Queremos fazer da RELOB uma rede, evidentemente; é uma tentativa de impulsioná-la mais rápido”, disse.

A meta de consolidar a rede é ratificada pelo atual presidente da RELOB, Gerardo González, diretor de gestão integrada de bacias hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente do Panamá. “Queremos ter um planejamento, acredito que nossos compromissos precisam ser mais fixos”, comentou González.

O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, também esteve presente ao encontro, comentou acerca da importância da articulação das redes de bacias. “Formação de redes são ferramentas importantes para a gestão de recursos hídricos”, completou ele.

O vice-presidente da RELOB, Edgard Bejarano, da Colômbia, atentou para intensificar o intercâmbio de experiências entre os organismos e a importância da água em bacias transnacionais.

A reunião aprovou alterações no estatuto da RELOB. A partir de agora os organismos de bacias que queiram aderir à rede podem ser aprovados logo na primeira reunião de participação, sem haver a necessidade de um pedido ser encaminhado à Secretaria técnica e somente na próxima reunião ser apresentado como membro. Também foi aprovada a criação de cargo de secretário técnico adjunto para substituir o secretário técnico na sua ausência.

O Consórcio PCJ esteve representado pelo gerente técnico da entidade, Alexandre Vilella, que sugeriu como forma de intensificar os intercâmbios e a troca de informação, a criação de informativo com artigos enviados pelos próprios membros da RELOB, aos moldes que a própria RIOB faz com a “Carta da RIOB”, composta por diversos artigos enviados pelos organismos membros que nos dão um panorama do que está sendo feito em gestão de recursos hídricos em outros países. O Consórcio PCJ exerceu a secretaria técnica da RELOB até 2011.

À noite, por volta das 19h30, está prevista a Cerimônia de Abertura Oficial da Assembleia Mundial da RIOB 2013. Antes, à tarde, às 16h30, o Comitê de Ligação da entidade se reúne para uma prévia sobre a Assembleia, com a participação do Consórcio PCJ.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo