Retificação de canais em Piracaia e Nazaré Paulista: possibilidade de mais água para as Bacias PCJ

A 77ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ, terá como itens de pauta discussão das ações prioritárias da entidade para o ano, apresentação do relatório de Boas Práticas Socioambientais das Empresas Associadas, homenagens aos municípios que obtiveram a certificação “Município Verde Azul”, entre outros assuntos.
Também terá destaque o assunto sobre a paralisação da obra de retificação do canal de Piracaia (SP) que permitiria volumes maiores de envio de água da barragem Cachoeirinha do Sistema Cantareira para a Região Metropolitana de Campinas. O Consórcio PCJ entende que essa obra é essencial para ampliação da oferta de água da região, já que a região não possui sistema de reservatórios.

O Consórcio PCJ tem participado de encontros com técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e da Agência PCJ contribuindo com sugestões, uma vez que os estudos de impactos ambientais foram produzidos pelo “Grupo Especial Rio Cachoeira” dentro da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), no qual o Consórcio PCJ e o DAEE, tiveram papel primordial.

Durante a reunião, a entidade ainda discutirá alternativa semelhante para o reservatório do Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), que sofre com o espraiamento da água liberada para as Bacias PCJ, pois, logo após a barragem há uma várzea que acaba dificultando o escoamento para o rio.

O Consórcio PCJ entende que essas obras são fundamentais para garantia hídrica durante a estiagem, já que os reservatórios de Amparo e Pedreira ainda não saíram do papel. A retificação dos canais após os reservatórios do Sistema Cantareira é uma alternativa para ampliar o volume de água que chega para as Bacias PCJ.

Serviço
Evento: 77ª Reunião do Consórcio PCJ e Pré-Lançamento do Livro “Campanha Ano 2000”
Data e Horário: 11/03/2016 a partir das 9h
Local: NOHOTEL, Rua Ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana (SP)

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo