Resultados do Fórum Cidadão são apresentados em publicação lançada durante abertura do ProfÁgua em Brasília (DF)

O 8º Fórum Mundial da Água aconteceu em março de 2018, em Brasília (DF), e foi um sucesso, com a participação de mais de 120 mil pessoas. Somente pela Vila Cidadã, ação inédita na história do evento e proposta pelo Fórum Cidadão, passaram 109,6 mil pessoas, contagiando a comunidade do Distrito Federal e do Brasil sobre a importância da água. Para comemorar esse fato e os seus resultados, foi lançado na última segunda-feira, dia 05, durante a abertura do III Seminário ProfÁgua da Agência Nacional de Águas (ANA), a publicação “A Agenda da Água é a Agenda das Pessoas – Documento legado do Fórum Cidadão”, que compila todas as ações promovidas entre os congressistas e a comunidade que visitaram a Vila Cidadã, entre os dias 17 e 23 de março de 2018.

Representando o Consórcio PCJ, estiveram presentes ao lançamento, a gerente técnica da entidade, Andréa Borges, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo F. de Sant’Anna.

A publicação foi coordenada pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) ao lado da ANA e tem como objetivo reconhecer a participação da sociedade civil, dignificar e honrar os cidadãos como defensores dos recursos hídricos e exaltar o engajamento de todos, em especial das crianças, que se prontificaram a serem as grandes defensoras da água no planeta, atestada pela grande quantidade de escolas que visitaram a Vila Cidadã, durante o Fórum Mundial da Água.

“Em geral, o cidadão comum não é ouvido e não está no meio dos poderes decisórios para discutir relações relativas à água; e na contramão disso, tivemos o Brasil realizando o 8º Fórum Mundial da Água, na qual a nossa proposta era justamente trazer o cidadão para esse mundo”, comentou durante o lançamento da publicação, o presidente da REBOB, Lupercio Ziroldo Antônio.

Dividido em cinco capítulos, o livro aborda a cronologia do processo cidadão que culmina com a realização da Vila Cidadã, a divulgação e engajamento na disseminação de informações, os debates dentro do 8º Fórum com o diálogo entre a água e o cidadão, a documentação com fotos e relatos dos painéis que fizeram da Vila Cidadã um sucesso de público e por fim o legado que esse gigantesco evento deixará para o futuro da gestão dos recursos hídricos mais participativa.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, o envolvimento da comunidade no mundo da água é o fator de sucesso na gestão do tema e deve ser sempre enaltecido. “Publicações como essa são importantes para mostrar para a população o imenso trabalho que técnicos do mundo todo fazem para garantir sustentabilidade hídrica ao mesmo tempo que aponta os caminhos para ampliar a participação do cidadão comum nesse processo”, comenta Andréa Borges.

A Vila Cidadã foi uma iniciativa inédita dos Organizadores do Fórum Brasileiro. Das 109,6 mil pessoas que transitaram pelo espaço, cerca de 40 mil foram de crianças e estudantes. Infelizmente, a Organização do 9º Fórum Mundial da Água – Senegal 2021, não confirma que a Vila Cidadão será repetida na próxima edição do evento.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo