Resultados do convênio entre o Consórcio PCJ e Petrobras/REPLAN são destaque no Pavilhão Brasil do Fórum Mundial da Água

Os resultados do convênio entre o Consórcio PCJ e a Petrobras/REPLAN firmado em 2008 e previa ações de educação ambiental e reflorestamento, foi apresentado nessa quarta-feira, no Pavilhão Brasil, no painel “Organização do setor privado na Gestão dos Recursos Hídricos”, dentro do 6º Fórum Mundial da água, que acontece em Marselha, na França. A parceria foi elogiada pela platéia e tida como exemplo a ser seguido de ações de integração regional.


O convênio previa duas vertentes de ações nas bacias PCJ. Em Educação Ambiental foi realizado pelo Consórcio PCJ, o projeto “Eu uso e não abuso”, que previa capacitar dois mil agentes de multiplicação com noções de reuso da água e aproveitamento de água de chuva, mas acabou atingindo 118 mil pessoas capacitadas, entre o público formal e não formal. Essa etapa do projeto foi finalizada em julho de 2010.


Já a ação de reflorestamento está propiciando a recuperação das bacias dos rios Camanducaia e Jaguari com o plantio de 200 mil mudas nativas. A primeira etapa dos plantios já foi realizada sendo que a segunda segue em andamento.


O estabelecimento da parceria e os resultados obtidos foram apresentados pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que enalteceu o compromisso da Petrobras com o meio ambiente e, em especial, com a água. “Esse projeto nos surpreendeu com os bons resultados obtidos. Capacitamos muito além do esperado as pessoas sobre temas como reuso e aproveitamento de água de chuva, além de já termos iniciados os plantios de recuperação de mata ciliar nos rios Camanducaia e Jaguari e até o final do ano iniciaremos a fase final”, disse Lahóz.


A iniciativa Consórcio PCJ e Petrobras/REPLAN chamou a atenção do outros palestrantes do painel “Organização do setor privado na Gestão dos Recursos Hídricos”, como o representante da Federação Internacional dos Operadores de Água Privada, Jack Moss, da Assistente de Gerenciamento de Projetos de Água do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável, Anne-Léonore Boffi, da Gerente Corporativa de Meio Ambiente da Petrobras, Monica Moreira Linhares e do Coordenador de Recursos Hídricos e Efluentes da Petrobras, Carlos de S. Castro Gonzalez.

Representante da Petrobrás, palestrando no 6º Fórum Mundial da Água

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo