Responsabilidade ambiental de Limeira é reconhecida com o Selo do Programa Município Verde Azul

Associada do Consórcio PCJ conquista a 37ª colocação entre 645 participantes do ranking ambiental paulista

 O município de Limeira (SP), associado ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi certificado com o selo do Programa VerdeAzul (PMVA), ao conquistar a 37ª posição do ranking, com 86,08 pontos, um reconhecimento pelos investimentos em conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência de gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

Prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, destaca que o resultado no PMVA consolida as ações permanentes na área ambiental adotadas no município. “O meio ambiente tem sido prioridade desde o início de nossa primeira administração, e vamos avançar cada vez mais”, acrescenta.

Ao final de cada ano, o Programa Município VerdeAzul avalia a eficácia dos municípios paulistas na condução das ações propostas na agenda ambiental. Esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental são as dez diretivas de desempenho. “Em Limeira, o Departamento de Educação Ambiental é responsável pela interlocução destas ações”, explica Simone Zambuzi, secretária de Meio Ambiente e Agricultura.

Para Franscisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, é um privilégio contar com um município associado que honra compromissos com a proteção do meio ambiente. “Os investimentos em infraestrutura urbana revertem-se em sustentabilidade e qualidade de vida. E é o que vemos acontecer, na prática, em Limeira”, ressalta.

Além de Limeira, outros nove municípios associados do Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Americana, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste. Bragança Paulista, especialmente, figura em 1º lugar no ranking geral do PMVA deste ano.

“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade”, destaca o secretário. “A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste importante ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza Franscisco Lahóz.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo