Associada do Consórcio PCJ conquista a 37ª colocação entre 645 participantes do ranking ambiental paulista
O município de Limeira (SP), associado ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi certificado com o selo do Programa VerdeAzul (PMVA), ao conquistar a 37ª posição do ranking, com 86,08 pontos, um reconhecimento pelos investimentos em conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência de gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.
Prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, destaca que o resultado no PMVA consolida as ações permanentes na área ambiental adotadas no município. “O meio ambiente tem sido prioridade desde o início de nossa primeira administração, e vamos avançar cada vez mais”, acrescenta.
Ao final de cada ano, o Programa Município VerdeAzul avalia a eficácia dos municípios paulistas na condução das ações propostas na agenda ambiental. Esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental são as dez diretivas de desempenho. “Em Limeira, o Departamento de Educação Ambiental é responsável pela interlocução destas ações”, explica Simone Zambuzi, secretária de Meio Ambiente e Agricultura.
Para Franscisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, é um privilégio contar com um município associado que honra compromissos com a proteção do meio ambiente. “Os investimentos em infraestrutura urbana revertem-se em sustentabilidade e qualidade de vida. E é o que vemos acontecer, na prática, em Limeira”, ressalta.
Além de Limeira, outros nove municípios associados do Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Americana, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste. Bragança Paulista, especialmente, figura em 1º lugar no ranking geral do PMVA deste ano.
“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade”, destaca o secretário. “A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste importante ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza Franscisco Lahóz.