Evento de apresentação do novo Cronograma de entrega do empreendimento aconteceu na tarde dessa terça-feira (24), em Pedreira (SP)
O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) anunciou na tarde dessa terça-feira, dia 24, em evento na Associação Comercial e Empresarial de Pedreira (SP), a retomada das obras das Barragens: Duas Pontes, em Amparo (SP), e Pedreira, no munícipio de Pedreira. O contrato com a nova empresa responsável pelo empreendimento prevê a realização das duas obras em 22 meses, com a conclusão das mesmas para o segundo semestre de 2026.
O Consórcio PCJ esteve presente ao anúncio, representado pelo secretário executivo, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. A retomada dessas obras era uma das bandeiras defendidas pela entidade para mais segurança hídrica nas Bacias PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
As barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água (o equivalente a 34 mil piscinas olímpicas), dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes, beneficiando direta e indiretamente 28 municípios na região das Bacias PCJ: Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Cordeirópolis, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Tuiuti e Vargem.
Força Tarefa da Família PCJ pela retomada das obras
Em reunião realizada no dia 27 de setembro de 2023, na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), com as presenças da secretária, Natalia Resende, da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Sousa, e da superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Mara Regina Samensatto Ramos, o Consórcio PCJ ao lado dos demais integrantes da Família PCJ (Comitês PCJ e Fundação Agência das Bacias PCJ) apresentaram a importância das Barragens para a região e a consequente retomada o mais rápido possível das mesmas.
Na ocasião foi solicitado a produção de um documento técnico sobre a importância das Barragens em Amparo e Pedreira, e sobre os impactos à região com a realização dessas duas obras. O documento foi enviado entre outubro e novembro de 2023 e desde então a articulação da comunidade regional tem atuado junto a SEMIL e ao DAEE sobre quando as obras seriam relicitadas e retomadas, o que acabou sendo efetivado na última terça-feira (24).
Mais detalhes e informações sobre as obras das duas barragens podem ser obtidos pelo link: https://www.daeepedreiraeduaspontes.com.br/