Represa Milhã, em Capivari, recebe plantios e ações de sensibilização ambiental sobre a importância das matas ciliares

Mudas nativas para a realização do evento foram doadas pelo Consórcio PCJ

A prefeitura de Capivari, por meio da sua Diretoria de Meio Ambiente, ao lado da SICOOB COOPLIVRE e com o apoio do Consórcio PCJ, realizaram no último domingo, dia 19, ação de sensibilização ambiental e plantio de mudas nativas às margens da represa Milhã, importante manancial e responsável por 40% do abastecimento da cidade. O objetivo da iniciativa foi atentar para a comunidade a importância da preservação das matas ciliares, em especial em áreas de nascentes e mananciais.

Participaram do evento, o prefeito Vitor Riccomini, o superintendente do SAAE-Capivari, Bruno Sampaio, o diretor de Meio Ambiente do município, Sérgio Serrano, o diretor do SICOOB COOPLIVRE, Rafael Kerche, a proprietária da área onde está situada a represa Milhã, Maria Christina Pacheco, entre outras autoridades e convidados. Pelo Consórcio PCJ, compareceu o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

Para a realização dos plantios, o Consórcio PCJ doou 800 mudas nativas. Na ocasião, Stenico pontuou sobre as ações da entidade em prol dos recursos hídricos, destacando a importância de se preservar os mananciais e como as matas ciliares colaboram com esse processo.

“As matas ciliares são fundamentais para garantir a preservação dos recursos hídricos e mananciais, evitando as erosões, o assoreamento dos cursos d’água e permitindo maior infiltração da água no solo”, atentou Stenico.

História

A represa Milhã foi a primeira área a receber plantios de mudas nativas em matas ciliares do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, em 1991. O projeto-piloto visava restaurar toda a microbacia do Forquilha, com o plantio de 120 mil mudas, com o atendimento de 28 proprietários. A entidade acompanhou o trabalho de produção das mudas no viveiro municipal de Capivari e do plantio, elaborando projetos de recuperação aos proprietários.

Sobre o Programa de Proteção aos Mananciais

As ações do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ têm como objetivo o suporte e fomento a produção de mudas nativas para atendimento às demandas de projetos de reflorestamento ciliar na região e doações aos municípios e empresas associados à entidade. Além do apoio com insumos, os viveiros participantes do Programa recebem intercâmbio de informações, sementes, plântulas e mudas, com o objetivo de auxiliar a produção e distribuição de mudas aos municípios e em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O Programa foi pioneiro em executar plantios de reflorestamento em matas ciliares, principalmente em nascentes, com o objetivo de ampliar a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ. Ficou interessado? Parcerias para o desenvolvimento em futuros projetos, envie e-mail para ppm@agua.org.br.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de março de 2025

Os participantes devem se inscrever até o dia 29 de agosto O Consórcio PCJ abre nesta sexta-feira (21) as inscrições para o 9° Prêmio Ação…

21 de março de 2025

A peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”, idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental, está…

19 de março de 2025

Webinar na última terça-feira (18) apresentou os preparativos para o evento que acontecerá nos Emirados Árabes, ano que vem Na manhã desta terça-feira, dia 18…

Pular para o conteúdo