Represa Milhã, em Capivari, recebe plantios e ações de sensibilização ambiental sobre a importância das matas ciliares

Mudas nativas para a realização do evento foram doadas pelo Consórcio PCJ

A prefeitura de Capivari, por meio da sua Diretoria de Meio Ambiente, ao lado da SICOOB COOPLIVRE e com o apoio do Consórcio PCJ, realizaram no último domingo, dia 19, ação de sensibilização ambiental e plantio de mudas nativas às margens da represa Milhã, importante manancial e responsável por 40% do abastecimento da cidade. O objetivo da iniciativa foi atentar para a comunidade a importância da preservação das matas ciliares, em especial em áreas de nascentes e mananciais.

Participaram do evento, o prefeito Vitor Riccomini, o superintendente do SAAE-Capivari, Bruno Sampaio, o diretor de Meio Ambiente do município, Sérgio Serrano, o diretor do SICOOB COOPLIVRE, Rafael Kerche, a proprietária da área onde está situada a represa Milhã, Maria Christina Pacheco, entre outras autoridades e convidados. Pelo Consórcio PCJ, compareceu o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

Para a realização dos plantios, o Consórcio PCJ doou 800 mudas nativas. Na ocasião, Stenico pontuou sobre as ações da entidade em prol dos recursos hídricos, destacando a importância de se preservar os mananciais e como as matas ciliares colaboram com esse processo.

“As matas ciliares são fundamentais para garantir a preservação dos recursos hídricos e mananciais, evitando as erosões, o assoreamento dos cursos d’água e permitindo maior infiltração da água no solo”, atentou Stenico.

História

A represa Milhã foi a primeira área a receber plantios de mudas nativas em matas ciliares do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, em 1991. O projeto-piloto visava restaurar toda a microbacia do Forquilha, com o plantio de 120 mil mudas, com o atendimento de 28 proprietários. A entidade acompanhou o trabalho de produção das mudas no viveiro municipal de Capivari e do plantio, elaborando projetos de recuperação aos proprietários.

Sobre o Programa de Proteção aos Mananciais

As ações do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ têm como objetivo o suporte e fomento a produção de mudas nativas para atendimento às demandas de projetos de reflorestamento ciliar na região e doações aos municípios e empresas associados à entidade. Além do apoio com insumos, os viveiros participantes do Programa recebem intercâmbio de informações, sementes, plântulas e mudas, com o objetivo de auxiliar a produção e distribuição de mudas aos municípios e em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O Programa foi pioneiro em executar plantios de reflorestamento em matas ciliares, principalmente em nascentes, com o objetivo de ampliar a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ. Ficou interessado? Parcerias para o desenvolvimento em futuros projetos, envie e-mail para ppm@agua.org.br.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo