Regionalização do Saneamento: Assembleia Legislativa de São Paulo aprova PL 251 em sessão extraordinária

Com 60 votos a favor e apenas 3 contra, com uma abstenção, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram em reunião extraordinária na tarde de ontem, dia oito de junho, o Projeto de Lei 251/2021, que institui as unidades regionais de saneamento básico. Junto foram aprovadas quatro emendas (mais detalhes ao final do texto).

O PL 251 atende ao Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020) que estabelece até o dia 15 de julho para que os Estados aprovem a regionalização dos serviços. Os que não se articularem até essa data, a União poderá instituir por conta própria as ditas unidades regionais de saneamento.

Pela proposta do Executivo de São Paulo, o Estado será dividido em quatro Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE): Sudeste, que engloba os 370 municípios que têm contrato com a Sabesp; Centro, com 98 municípios; Leste, com 35 municípios; e Norte, com 142 municípios. O texto ainda diz que 99% da população estadual deve estar com acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.

O PL é cercado de polêmicas e não agradou prefeitos, presidentes e superintendentes dos serviços de abastecimento das Bacias PCJ, além de não convencer os promotores do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) de Piracicaba sobre a capacidade dessa nova legislação ampliar o atendimento das metas de saneamento.

Na visão deles há riscos quanto à titularidade dos serviços por parte dos municípios e que divisão das URAEs não respeitam o gerenciamento por bacia hidrográfica, o que não garante que as metas para o setor, estabelecidas pelo Novo Marco Legal, serão atendidas.

Na última semana, a Família PCJ (Consórcio PCJ, Fundação Agência das Bacias PCJ, Comitês PCJ e ARES-PCJ) ao lado do GAEMA Piracicaba promoveu reunião de esclarecimento com prefeitos e representantes dos serviços de água dos municípios das Bacias PCJ e outras bacias hidrográficas com objetivo de esclarecer as dúvidas em torno do PL e articular o posicionamento da região junto aos parlamentares e ao Governo de São Paulo, tentando melhorar o texto do PL.

Porém, o Executivo Estadual se adiantou e articulou para que o projeto fosse aprovado em reunião extraordinária na tarde da última terça-feira (08), com quatro emendas, entre elas a que respeita os objetivos e metas dos planos municipais no plano regional de saneamento; que impõe regras de atendimento ágil e de qualidade aos serviços de água e esgoto; realização de campanhas para promover o uso consciente da água e uma de política de preço justo, com aplicação de tarifa social, gestão com participação popular e o tratamento dos rios do Estado. O texto segue agora para sanção, total ou parcial, do governador João Doria.

Após a publicação da nova lei, os municípios terão 180 dias para optarem em aderir às URAEs. A adesão é voluntária, bastando uma declaração formal assinada pelo prefeito para formalizar o ato. O Estado atentou durante a tramitação do PL que a não adesão pode causar restrição de acesso a recursos federais destinados ao saneamento, porém os promotores do GAEMA entendem que esse tipo de iniciativa é inconstitucional. Esse e outros pontos da nova legislação podem gerar judicializações durante a sua aplicação.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de março de 2025

Os participantes devem se inscrever até o dia 29 de agosto O Consórcio PCJ abre nesta sexta-feira (21) as inscrições para o 9° Prêmio Ação…

21 de março de 2025

A peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”, idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental, está…

19 de março de 2025

Webinar na última terça-feira (18) apresentou os preparativos para o evento que acontecerá nos Emirados Árabes, ano que vem Na manhã desta terça-feira, dia 18…

Pular para o conteúdo