Reflorestamento, preservação, uso e ocupação do solo são tema de oficina do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ

 

O Consórcio PCJ realizou no dia 20, na sede da entidade, em Americana, o curso de capacitação referente ao módulo 7 do Projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), com o tema “Reflorestamento, preservação, uso e ocupação do solo”.

O evento contou com a participação de cerca de 60 profissionais da área da educação de 13 municípios e teve início no período da manhã com palestra proferida pelo coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

Ele abordou a importância das matas ciliares para o meio ambiente e a metodologia para recuperação das áreas de preservação permanente que estão degradadas. Através de palestras como essa podemos levar à sociedade informações sobre a atuação do Consórcio PCJ na gestão dos recursos hídricos das bacias PCJ” disse.

Valarini ainda atentou para “a importância das matas ciliares, legislações pertinentes e metodologias de recuperação de áreas de preservação permanente degradadas, despertando, assim, o interesse nas pessoas da preservação dos nossos mananciais”, completou ele.

Para a coordenadora pedagógica de ensino fundamental da Secretaria de Educação de Vinhedo, Ana Estela Pafaro, o objetivo do encontro de passar o conhecimento aos coordenadores foi cumprido.

Ana destacou ainda que o principal benefício do trabalho está no repasse da experiência adquirida pelos coordenadores no curso aos professores e alunos. “O trabalho do Consórcio PCJ, através desse encontro, serviu para acrescentar, informar e propiciar o conhecimento para os nossos coordenadores e, posteriormente, professores e alunos”, lembrou a coordenadora.

O evento contou ainda com mais uma palestra proferida pelo Vice-diretor de projetos da Elo Ambiental, Edson Ferreira, que abordou problemas ambientais e os impactos gerados na economia global.

Curso acontece até o final de junho

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, o curso entra na sua reta final. “O próximo módulo – Educação Ambiental voltada à Gestão dos Recursos Hídricos – abordará a confecção de jogos em confluência com o tema: Ciclo da água e preservação dos recursos hídricos. Após essa etapa, restarão três visitas técnicas e um encontro final para instruções sobre elaboração de projetos”, explica Andréa.

Com cerca de 180 pessoas da região capacitadas, o projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas” está acontecendo desde abril entre as cidades de São Pedro e Americana, com dois encontros semanais. O curso se encerrará ao final de Junho.

  “

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo