Programa tem objetivo de restaurar e conservar 53 nascentes em mananciais de abastecimento público
Elaborado em 2017 e oficializado através da Lei Municipal nº 3.273 de 2022, o Projeto Refloresta Cordeirópolis foi criado com o objetivo de restaurar e conservar 53 nascentes em mananciais de abastecimento público, ampliando a segurança hídrica no município. A iniciativa já plantou mais de 130 mil mudas nativas.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os índices pluviométricos registram valores abaixo da média histórica desde 2013, impactando o volume de água armazenada nas represas de abastecimento público e a própria disponibilidade hídrica local. Diante desse cenário, o município buscou parcerias com proprietários rurais e empresários para criar o Projeto Refloresta Cordeirópolis.
Os resultados atingidos até agora foram expressivos, sendo eles: economia de R$1.700.000 (Um milhão e setecentos mil reais) aos cofres públicos municipais através de parcerias público-privadas, envolvimento e sensibilização de 60 produtores rurais, sendo 40 assentados de reforma agrária, plantio de aproximadamente, 130.000 mudas de espécies arbóreas nativas.
A iniciativa recebeu apoio do Consórcio PCJ com a doação de mudas nativas pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM). Entre os anos de 2022 e 2023 a cidade recebeu 4 mil mudas para realização dos plantios, o que corresponde a uma área recuperada de aproximadamente 24 mil metros quadrados, possibilitando a ampliação da recarga hídrica em 12% em relação a uma área similar sem árvores.
O Projeto trouxe uma melhoria da sustentabilidade hídrica para toda a população, que é de aproximadamente 25.000 pessoas, uma vez que houve restauração florestal em áreas de preservação permanente (APPs) de 53 nascentes e cursos d’água, correspondendo à 100 hectares.
Vale destacar que todo o projeto leva em consideração e se encaixam em 5 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, sendo eles os números 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 ( Ação Contra a Mudança global do Clima), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias para implementação).
Cordeirópolis também iniciou projeto que propõe arborizar toda extensão urbana até o ano de 2028.
Mais informações sobre o programa no link:
https://www.youtube.com/watch?v=mUrypR4z4I0
Foto: Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis