R$ 2,2 milhões para o verde: Ypê recupera o equivalente a 30 campos de futebol em área de Mata Atlântica

Projeto Plantar Vida, em parceria com H2A Hub Agroambiental do Imaflora e SOS Mata Atlântica, promove a restauração de 19 hectares de Mata Atlântica com foco em resiliência hídrica e biodiversidade

A empresa associada ao Consórcio PCJ, Ypê, em parceria com o H2A Hub Agroambiental do Imaflora e a SOS Mata Atlântica, investiu R$ 2,2 milhões no Projeto Plantar Vida, com o objetivo de restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) no interior de propriedades rurais da Bacia do Rio Camanducaia. Já foram realizados o plantio de plantio de 33,4 mil mudas de espécies nativas e a restauração de 19 hectares de Mata Atlântica, área equivalente a 30 campos de futebol, na Bacia do Rio Camanducaia.

A iniciativa tem como foco a resiliência hídrica, o aumento da biodiversidade e a melhoria da qualidade da água, beneficiando cerca de 300 mil habitantes de 11 municípios de São Paulo e Minas Gerais.

Criado em 2021, o projeto já soma contratos para restaurar 33,8 hectares e oferece apoio completo a proprietários rurais interessados em recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs), com fornecimento de insumos, execução de plantio e manutenção por até dois anos. Após esse período, os produtores assumem a gestão das áreas restauradas, com acompanhamento técnico.

Entre os principais impactos esperados estão a ampliação da cobertura vegetal, melhoria da disponibilidade hídrica, aumento da biodiversidade, redução dos impactos das mudanças climáticas e maior resiliência hídrica na região. Além disso, a iniciativa conta com o engajamento de voluntários e promove ações de educação ambiental.

“O Plantar Vida reflete o compromisso da Ypê com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Atingir o marco de plantar 19 hectares em Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Camanducaia é um marco importante, pois não só contribui para a recuperação da biodiversidade local, mas também fortalece o papel do produtor rural na proteção e recuperação dos recursos hídricos. Seguiremos trabalhando para expandir essas iniciativas e ampliar o impacto positivo que existe na relação simbiótica entre floresta e água”, afirma Gustavo de Souza, diretor de Sustentabilidade da Ypê.

O projeto da Ypê se alinha às diretrizes de preservação, que são fomentadas nas Bacias PCJ pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ. Desde 1991, O PPM promove a restauração florestal e proteção das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O programa já ultrapassou a marca de 5 milhões de mudas nativas distribuídas para reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente e recarga de aquíferos, reforçando a segurança hídrica e a preservação ambiental, resultando na recuperação de cerca de 2.700 hectares — aproximadamente 3.610 campos de futebol.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, “iniciativas como o projeto realizado pela Ypê demonstram a importância da soma de esforços entre setor privado, produtores rurais, organizações da sociedade civil e poder público para ampliar a restauração e preservação das matas ciliares na nossa bacia hidrográfica. A integração dessas ações potencializa a proteção dos recursos hídricos, garantindo água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

5 de setembro de 2025

Evento promovido pelo OGA em São Paulo também apresentou o relatório “Panorama das Águas do Brasil” O Observatório da Água (OGA) lançou na última quinta-feira…

5 de setembro de 2025

As inscrições vão até o dia 30 de setembro via formulário online para cadastro de coordenadores de temas e de grupos de tópicos O Conselho…

3 de setembro de 2025

Evento será em formato híbrido e marca um avanço importante na avaliação e fortalecimento da gestão da água no país O Observatório das Águas (OGA)…

Pular para o conteúdo