Próxima Capacitação do Projeto Gota d´Água será no dia 28 de abril e vai debater “Água e Direitos Humanos”   

O Consórcio PCJ realizará no próximo dia 28 de abril, a partir das 9h, no Museu da Água em Indaiatuba (SP), a terceira capacitação do Projeto Gota d´Água, tendo como tema “Água e Direitos Humanos”.
Os convidados para expor conceitos nessa linha são: Dra. Eldis Camargo, da Procuradoria Geral da Agência Nacional de Águas (ANA); Marina Horta, da ONG Fa.Vela e membro da Rede “Jovens pela Água” do Conselho Mundial da Água; e Vinicius de Zorzi, Especialista em Conservação da ONG “The Nature Conservancy” (TNC- Brasil).

A Dra. Eldis Camargo fará um panorama a respeito dos desafios jurídicos na gestão de recursos hídricos, dividindo sua apresentação em quatro partes: na primeira, ela fará uma contextualização sobre a água no cenário de seus usos, preservação e conservação; depois, apresentará os desafios internacionais, com incidência em normas internas; na terceira parte, a palestrante irá apontar os desafios do duplo domínio dos recursos hídricos e as competências material e formal relacionadas ao uso da água com outros setores, como é o caso do meio ambiente, ou seja, o papel de cada um dos órgãos atuantes na área; por fim, Eldis abordará sobre os desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Vinicius de Zorzi abordará a estratégia de “Conservação de Água da TNC” e sua interface com o direito da Água, com foco na segurança hídrica, baseado em soluções de natureza.

Já Marina Horta, atentará sobre os “Desafios dos Jovens na Gestão das Águas”, ressaltando, especialmente, a situação dos que estão em vulnerabilidade social. Para isso, Marina pontuará os desafios e barreiras que ainda estão presentes quando o assunto é gestão das águas. Ao final da palestra, ela irá exemplificar com um case de uma atividade realizada pela FA.VELA, que é uma ONG de Belo Horizonte que trabalha com empreendedorismo social.

As inscrições para participar do evento devem ser feitas online, através do link: http://ow.ly/Faci308c2Di.   

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo