Projeto Semana da Água do Consórcio PCJ recebe Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2016

Aconteceu na última quarta-feira, dia 19, a entrega do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, em sua 15ª edição, em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. O Consórcio PCJ recebeu a premiação na categoria Humanidade, com o projeto “Semana da Água”, aplicado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade.
O projeto do Consórcio PCJ disputou o prêmio com outras 133 iniciativas e ficou na terceira colocação. O reconhecimento da premiação para o Projeto “Semana da Água”, vem coroar os resultados que o Consórcio PCJ desenvolve de Educação Ambiental nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) há mais de 20 anos. O projeto é modelo nacional e internacional por ter sido pioneiro em abordar a sensibilização ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos. Todos os anos, uma média de 190 mil alunos passam pelo projeto. No total, o programa já capacitou mais de quatro milhões de pessoas.

“Acredito que esse prêmio é uma consagração não só do Consórcio PCJ, mas de todos os educadores que abraçaram esse projeto, dos associados que sempre apoiam nossa entidade e da equipe técnica, que vem mantendo esse projeto cada ano mais forte”, comentou durante a premiação o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Em 2015, o Projeto “Semana da Água” foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Com esse novo formato, a equipe do Programa de Educação Ambiental fica mais próxima e à disposição dos associados do Consórcio PCJ, para o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental promovido pelos municípios.

A entidade produziu em 2016 o livro “A História Contada por Nós Mesmos”, em que narra todo o processo de construção das iniciativas de educação ambiental nas Bacias PCJ. A publicação foi escrita pelos jornalistas Larissa Molina e Vieira Jr., tendo o prólogo assinado pelo jornalista e escritor de vários livros sobre meio ambiente, história e cidadania, José Pedro Martins.

Sobre o Prêmio Von Martius

O Prêmio Von Martius de Sustentabilidade foi criado no ano 2000, intitulado naquela época como “Prêmio Ambiental von Martius”, o nome atual da premiação só passou a ser adotado a partir do ano de 2007. O objetivo da iniciativa é reconhecer os projetos de todo o país que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhados com o conceito de sustentabilidade.

O Prêmio é considerado um dos mais importantes no setor. Desde a sua primeira edição até hoje, os organizadores receberam 1.906 inscrições de projetos, divididos nas categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia. O Consórcio PCJ já foi premiado em 2009, com o projeto “Casa Modelo de Uso Racional de Água e Energia Elétrica”, quando conquistou também a terceira colocação.

 

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo