Projeto “Semana da Água 2012” do Consórcio PCJ vai promover Virada Ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente em Junho

 

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação Ambiental com a aplicação do Projeto “Semana da Água 2012 – Juntos Construímos o Futuro que Queremos”, irá promover a 1ª Virada Ambiental com os municípios participantes no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em cinco de junho, em todo o mundo.

O anúncio foi feito hoje, durante abertura oficial do projeto no auditório Jamil Salomão da Faculdade de Americana (FAM), em Americana (SP) e contou com as presenças da vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e prefeita de Piracaia (SP), Fabiane Santiago, do secretário de Meio Ambiente de Americana, Rafael Brochi de Matos, que na ocasião representou o prefeito Diego De Nadai, do responsável pelo Programa de Educação Ambiental do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município, Carlos César Zappia, do coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FAM, Marco Pires, e do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Virada Ambiental

A Virada Ambiental deverá promover ações que envolvam a comunidade e terá como tema central a divulgação da Rio+20, a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a ocorrer de 20 a 22 junho, na cidade do Rio de Janeiro.

Os participantes da “Semana da Água – 2012” terão o desafio de encaminhar propostas durante o mês de maio para o desenvolvimento de atividades simultaneamente no dia cinco de junho, quando é comemorado o Dia mundial do Meio Ambiente. O objetivo será o de envolver toda a sociedade e a imprensa nas atividades de conscientização.

A prefeita Fabiane lembrou a importância de se trabalhar o tema da Rio+20 esse ano. “Que a gente possa levar com vontade de transformação os conhecimentos para dentro da sala de aula, de nossas casas, de nosso trabalho, só assim vamos salvar o planeta das ações que o estão matando”, comentou.

“É consenso que para o sucesso da Rio+20 a mobilização popular tem papel fundamental nesse processo, por isso a decisão de fazermos a Virada Ambiental, onde todos os municípios das bacias PCJ participantes do projeto, vão virar o dia com atividades de conscientização quanto ao desenvolvimento sustentável”, explicou a coordenadora de projetos e responsável pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

Desafios da Rio+20

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, lembrou que o grande legado da Eco92 foi a Agenda 21, como o melhor diagnóstico ambiental já produzido até então e atentou para os desafios da Rio+20. “A conferência no Rio de Janeiro, terá o papel em 2012 de avaliar o que foi cumprido e o que faltou ser implantado da Agenda 21 e buscar soluções para a sua evidente concretização”, disse ele.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FAM, Marco Pires comentou que “mais uma vez o Consórcio PCJ assume a responsabilidade de formar educadores ambientais. Quero parabenizar a entidade por essa iniciativa”.

Conscientizar é prevenir

O secretário de Meio Ambiente de Americana também enalteceu o trabalho de educação ambiental do Consórcio. “Conscientizar também é prevenir os efeitos nocivos ao meio ambiente, com educação da população”, disse Matos.

O representante do DAE de Americana, Carlos Zappia, lembrou do pioneirismo do projeto Semana da Água e dos resultados já obtidos. “Esse trabalho gerou uma mudança de atitude. Escuto muitos pais me relatarem que os filhos que participaram do projeto se transformaram em ecochatos. É comum eles reclamarem do tempo de banho dos pais em casa, de torneiras gotejando, isso tudo mostra os resultados desses anos todos de trabalho”, atentou Zappia.

O projeto “Semana da Água”, realizado pelo Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental já capacitou em 18 anos cerca de quatro milhões de pessoas, de forma direta e indireta, e é um projeto pioneiro de conscientização da população sobre a problemática hídrica e gestão de recursos hídricos no Brasil.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo