Lançamento da nova fase do projeto ocorreu com um tour automotivo pela Serra do Japi, em Jundiaí (SP), reunindo parceiros, imprensa e stakeholders
O Projeto Olhos da Serra, realizado pelo Consórcio PCJ e patrocinado pela Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, deu início à sua 3ª etapa na quinta-feira (20). O evento de lançamento foi realizado no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), no bairro Santa Clara, em Jundiaí (SP), e contou com a presença de parceiros, imprensa e stakeholders.
Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados nas fases anteriores e as novas ações previstas para a 3ª etapa. O projeto segue estruturado em seis eixos estratégicos: Governança, Saneamento, Reflorestamento, Educomunicação, Monitoramento Terrestre e Combate a Incêndios Florestais. Segundo a coordenadora de projetos do Consórcio PCJ e gestora do Projeto Olhos da Serra, Mariane Leme, essa divisão permite um controle mais eficiente das atividades, garantindo que todas as frentes de atuação avancem de forma equilibrada.
Após a apresentação, os convidados participaram de um tour automotivo pela Serra do Japi, acompanhados pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí. O trajeto incluiu visitas e paradas em quatro pontos estratégicos do projeto, como as câmeras de controle de fluxo de veículos, o sistema de monitoramento para gestão das invasões na Reserva Biológica (REBIO), as placas educomunicativas distribuídas pela Serra do Japi e a câmera de alta resolução que integra o software Pantera para alertas ágeis de detecção de incêndios florestais, instalada na torre da Rádio Dumont FM.
Nova tecnologia para fortalecer o monitoramento ambiental
Um dos destaques desta nova etapa é a instalação de uma câmera de alta resolução no alto da torre da Rádio Dumont FM, com alcance aproximado de 20 km e rotação de 360º. O equipamento é acompanhado do Software Pantera, desenvolvido pela climatech umgrauemeio, que utiliza inteligência artificial para detectar incêndios florestais com mais agilidade. As imagens serão monitoradas no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí.
Flávio Gramolelli, superintendente da Fundação Serra do Japi, celebrou a iniciativa: “hoje é uma data feliz para todos, porque estamos colocando uma tecnologia de ponta no apoio ao monitoramento de ações para combate a incêndios florestais”.
Essa nova ferramenta se soma ao Sistema Suindara, implantado na 1ª etapa do projeto, que já auxilia no monitoramento ambiental por meio de alertas via satélite. A diferença é que o Sistema Pantera acelera a identificação de focos de incêndio, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente.
Ações para sustentabilidade e proteção da Serra do Japi
A 3ª etapa do Projeto Olhos da Serra também prevê avanços em outras áreas. Mariane Leme, gestora da iniciativa, destaca que, além do reforço no controle ambiental, haverá novos investimentos em saneamento rural, captação e armazenamento de água de chuva, doação de mudas, atividades de educação ambiental e ampliação de parcerias. Ela ressalta, no entanto, a preocupação com o aumento das queimadas, agravadas pelos eventos climáticos extremos: “Na 3ª etapa, continuaremos atuando nos seis eixos do projeto, com ações como a instalação de mais fossas sépticas em propriedades da serra, implementação de cisternas para captação de água da chuva, capacitações para produção doméstica e plantio de mudas, implantação de um sistema ágil de alerta de focos de calor para o combate de incêndios florestais, gestão dos dados das invasões à REBIO e o fortalecimento da educomunicação junto à comunidade. No entanto, precisamos de atenção redobrada ao combate aos incêndios, pois as queimadas do ano passado (2024) foram devastadoras não só na Serra do Japi, mas em todo o Brasil. Esse cenário é um reflexo direto das mudanças climáticas, que se tornam cada vez mais evidentes no mundo”.
O diretor técnico da Fundação Serra do Japi, Wagner de Paiva, reforça a importância do projeto: “O projeto Olhos da Serra veio de encontro com as nossas necessidades, onde a gente busca, junto da comunidade, a preservação e a conservação desta floresta super importante. O Consórcio PCJ tem agregado muitos parceiros em torno dessa causa, dessa vontade de proteger e viver a Serra do Japi”.
O prefeito de Jundiaí (SP), Gustavo Martinelli, também elogiou a iniciativa: “A Serra do Japi é um patrimônio ambiental de todos, este é um passo muito importante na evolução do Projeto Olhos da Serra, uma iniciativa que vem se consolidando como referência na proteção da Serra do Japi e na promoção da sustentabilidade hídrica e ambiental para toda a nossa região. Desde sua criação, o projeto tem mostrado o poder da colaboração entre sociedade civil, poder público e setor privado. Isso representa mais um salto em inovação e tecnologia para fortalecer ainda mais a preservação desse patrimônio natural”.
Na 3ª etapa, estão previstas atividades para os anos de 2025 e 2026 e a continuação do patrocínio e parceria com a Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil. Para Juliana Diniz Garcia Sales, Analista Sênior de ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil: “O Projeto Olhos da Serra reafirma o compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil em promover a segurança hídrica nas comunidades onde atuamos. Muito do sucesso desse projeto se deve à parceria entre a iniciativa privada, o setor público e a sociedade civil organizada. Juntos contribuímos para que o projeto fique cada vez melhor”.
Criado em janeiro de 2022, o Projeto Olhos da Serra teve, em sua fase inicial, atuação concentrada em Jundiaí (SP). Com o avanço para a 2ª etapa, o projeto foi ampliado para abranger toda a área de tombamento da Serra do Japi, incluindo os municípios de Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.
Sobre o Projeto Olhos da Serra
Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Projeto “Olhos da Serra” tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região.
Como prioridade total do projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate aos incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.
O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeituras Municipais de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus; Guarda Municipal de Jundiaí e sua Divisão Florestal; Guarda Municipal de Pirapora do Bom Jesus; Defesas Civis de Cabreúva, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Fundação Serra do Japi; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun); Aliados pela Água; Centro de Meditação Kadampa Brasil; Instituto Cerrados; ICMBio; umgrauemeio; Instituto Agir Ambiental; Unicamp; e Eletrics.
Realização: Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 42 municípios e 25 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).
O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de participar ativamente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
Patrocínio: Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil
Sobre a Coca-Cola FEMSA – A Coca-Cola FEMSA é uma das maiores engarrafadoras da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela.
Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil – Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.
🔗 www.agua.org.br/olhosdaserra
🔗 Siga no Instagram @olhosdaserra
🔗 Galeria de fotos no Flickr