Projeto “Olhos da Serra” ganha destaque internacional

Matéria publicada no Informativo da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) ressalta os resultados e o início da terceira fase do projeto

O Projeto “Olhos da Serra”, realizado pelo Consórcio PCJ, com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, foi destaque na Edição nº 32 da INBO NEWS-LETTER [página 10], publicação oficial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB). A reportagem aborda sobre os resultados da iniciativa e os seus reflexos para a recarga hídrica na Serra do Japi, localizada nas Bacias PCJ.

Segundo Mariane Leme, coordenadora de projetos do Consórcio PCJ e responsável pela condução deste projeto, “esse reconhecimento é extremamente importante, pois destaca os resultados de um trabalho coletivo pautado na ciência, na governança e na preservação ambiental. Projetos como este são fundamentais para enfrentarmos os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelos eventos climáticos extremos, que têm ocorrido com maior frequência em diversas regiões do mundo”.

Iniciado em 2022, o projeto “Olhos da Serra” atua hoje no auxílio à conservação ambiental de uma área de 354 km², que engloba a Reserva Biológica (Rebio) da Serra do Japi e a área de tombamento da serra que compreende quatro cidades no entorno: Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. As ações promovidas contribuíram para a proteção de nascentes, o reflorestamento, a prevenção de incêndios florestais e a melhoria da infiltração hídrica na região, propiciando que mais de 5 milhões de m³ de água, por ano, sejam recarregados no solo graças às intervenções realizadas.

Outro marco do projeto foi a retenção estimada de mais de 3 milhões de toneladas de carbono, resultado direto da conservação das florestas e do solo. Além disso, a adoção de sistemas e tecnologias de monitoramento de incêndios ampliou o controle e a prevenção de queimadas florestais em uma área de 25 mil hectares.

A terceira fase do projeto teve início em janeiro de 2025 e segue com foco em seis eixos principais: Governança, Prevenção de Incêndios Florestais, Reflorestamento, Saneamento, Monitoramento de Invasões e Educação Ambiental.

A publicação da RIOB também reforça a relevância da Serra do Japi como um dos últimos grandes remanescentes da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, representando 7% do que resta deste bioma essencial.

Sobre a RIOB

A RIOB é uma organização internacional criada em 1994, que reúne instituições responsáveis pela gestão integrada da água em bacias hidrográficas ao redor do mundo. Seu objetivo principal é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre organismos de bacia (como comitês, agências, consórcios e autoridades públicas), visando uma gestão sustentável e participativa dos recursos hídricos.

Sobre o Projeto “Olhos da Serra”

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Projeto “Olhos da Serra”, iniciado em 2022,  tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região.

Como prioridade total do projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate aos incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.

O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeituras Municipais de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus; Guarda Municipal de Jundiaí e sua Divisão Florestal; Guarda Municipal de Pirapora do Bom Jesus; Defesas Civis de Cabreúva, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Fundação Serra do Japi; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun); Aliados pela Água; Centro de Meditação Kadampa Brasil; Instituto Cerrados; ICMBio; umgrauemeio; Instituto Agir Ambiental; Unicamp; e Eletrics.

📖 Acesse a publicação da INBO NEWS-LETTER nº 32 (em inglês) – [página 10]

🔗 Página Oficial do Projeto “Olhos da Serra”

🔗 Siga no Instagram @olhosdaserra

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo