Projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas” envolve 24 cidades e capacita 45 mil alunos

 

16/03/11

O Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Educação Ambiental, realizou na manhã desta quarta-feira (16/03), no Auditório da Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP, o Seminário de Avaliação dos resultados obtidos com o projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas – Educação ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos”, financiado com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos).

Estiveram presentes os coordenadores de projetos do Consórcio PCJ, Andréa Borges e Francisco Lahóz, a vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, a representante dos Comitês PCJ, Maria Luiza Palmieri, o diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP, Professor Leonardo Rios e o representante da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, Fábio Piola. 

O evento teve início por volta das 9h e foi aberto pelo anfitrião do dia, o diretor acadêmico Leonardo Rios, que destacou a importância do Consórcio PCJ na gestão dos recursos hídricos. “O Consórcio PCJ é uma referência em todo o país. Por tudo isso, receber um evento como esse é uma honra por toda a importância que o assunto confere para o meio ambiente como um todo”, ressaltou. 

O objetivo do projeto era atingir 17 municípios, 200 professores e 1700 alunos. No entanto, o “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas”  superou as expectativas, chegando à marca de 24 municípios envolvidos, 1.977 professores e mais de 45 mil alunos capacitados.

Para a vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Fabiane Santiago, “os números demonstram, além do resultado de muito esforço, trabalho e dedicação, o poder de articulação que o Consórcio PCJ possui na integração e interação dos municípios das bacias PCJ”.   

O projeto, que foi realizado entre 2009 e 2010 pelo Consócio PCJ, envolveu representantes das cidades de Águas de São Pedro, Americana, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Ipeúna, Itatiba, Limeira, Louveira, Nova Odessa, Paulínia, Piracaia, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Para o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, “o resultado da multiplicação dos participantes comprova, estatisticamente, que o Consórcio PCJ criou uma rede fortíssima de sistemas de informações que permite trabalhar temas emergenciais com grandes chances de sucesso, como faremos agora em relação aos eventos extremos” comentou Lahóz, referindo-se ao projeto da Semana da Água, que trabalhará o assunto “eventos extremos” durante todo o ano de 2011.  

Durante o seminário de avaliação, os representantes dos municípios que participaram das capacitações, os chamados “interlocutores”, responsáveis pela disseminação e multiplicação à comunidade do conteúdo adquirido no decorrer do curso, apresentaram as metodologias utilizadas e os resultados alcançados com os trabalhos realizados.

Os municípios fizeram uma apresentação oral e debateram sobre suas experiências e os métodos utilizados no decorrer do projeto. Além disso, os materiais desenvolvidos e confeccionados pelos alunos de cada município puderam ser conferidos em um espaço para exposição, demonstrando o aprendizado quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Participante do projeto, a professora Maria Cristina Forte Gomes, de Cordeirópolis (SP), acredita que o projeto é um investimento a médio e longo prazo. “As crianças, com certeza, passarão a enxergar a água e o meio ambiente de uma maneira diferente depois deste trabalho”.

O Consórcio PCJ sempre apoiou, incentivou e investiu em capacitação, conscientização e educação ambiental. Em 17 anos de existência, o Programa de Educação Ambiental da entidade já capacitou, diretamente, 2 milhões de alunos na região das bacias PCJ.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo