Projeto Matrizeiro quer resgatar espécies de árvores nativas ameaçadas de extinção

Objetivo é gerar e fornecer sementes a viveiros florestais da região para a produção de mudas para reflorestamento ciliar

O Consórcio PCJ e a Prefeitura de Jaguariúna promoverão na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, a partir das 10h, o lançamento oficial do Matrizeiro Florestal, localizada no início da Rod. Municipal Jaguariúna-Santo Antônio de Posse, Bairro de Guedes, em Jaguariúna (SP). O Matrizeiro fornecerá sementes para o plantio espécies nativas de árvores, com o objetivo de gerar mudas para reflorestamento em toda a região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Na área onde foi implantado o matrizeiro, em Jaguariúna, foram plantadas 600 mudas de 100 espécies diferentes, nativas do bioma Mata Atlântica, com o objetivo de fornecer sementes aos viveiros florestais da região para restabelecer e ampliar a oferta das espécies que se encontram ameaçadas ou em estágio de extinção nas Bacias PCJ.

A implantação do matrizeiro vai ao encontro da política da atual administração em preservar o meio ambiente. Prova disso, é que, neste mês, Jaguariúna recebeu do Governo do Estado o inédito selo Município Verde Azul pelos avanços conquistados nas suas respectivas bacias hidrográficas. Além disso, Jaguariúna oferece aos moradores e turistas o Parque Linear, um corredor verde onde se concentram diversas espécies de árvores nativas da região.

Em relação ao matrizeiro, o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis destacou que é uma preocupação do município, junto com o Consórcio PCJ, no reflorestamento dos rios da região. “Todo esse trabalho que desenvolvemos com o meio ambiente resulta numa cidade agradável para se viver, e quem ganha é a população que tem uma melhora em sua qualidade de vida”, salientou.

O projeto faz parte do Programa de investimento R$ 0,01 m3/s, pioneiro na implantação da cobrança voluntária pelo uso da água e grande fomentador da cobrança oficial, que teve início nas bacias PCJ, em 2006. O Programa conta com a participação dos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna e Pedreira. Os recursos financeiros oriundos dessa iniciativa são aplicados em ações regionais buscando a recuperação e revitalização da bacia do médio Jaguari.

A iniciativa também é um exemplo da integração regional em prol do aumento da quantidade e da qualidade da água na região. O Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Proteção aos Mananciais, já plantou 3,5 milhões de mudas ao entorno dos rios das bacias PCJ. O matrizeiro de Jaguariúna será mais uma das ferramentas do Programa para a recuperação das matas ciliares que beneficiará todas as cidades da região.

A cerimônia de lançamento oficial do Matrizeiro contará com a presença do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis e demais prefeitos das bacias PCJ, além de representantes das entidades parceiras e da sociedade civil.

Objetivo é gerar e fornecer sementes a viveiros florestais da região para a produção de mudas para reflorestamento ciliar

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo