Projeto Gota d’Água revela os Destaques do Ano de 2019 que seguirão na disputa do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”

O Consórcio PCJ revelou nessa quarta-feira, dia 23 de outubro, as cinco iniciativas eleitas “Destaques do Ano de 2019” que seguirão na disputa do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, promovido pelo Projeto Gota d’Água do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. Os participantes do projeto tiveram de produzir vídeos abordando a temática das capacitações desse ano, que tiveram como foco “Água e Saneamento”. E os cinco melhores vídeos foram os seguintes:

  • “Água e Resíduos” – da Secretaria de Meio Ambiente de Artur Nogueira
  • “Uma Gota de Esperança” – da EMEB Antônio Pegorari de Cosmópolis
  • “Projeto Gota d’Água – PCJ” – da Secretaria de Educação de Hortolândia
  • “Projeto Gota d’Água” – da Secretaria de Meio Ambiente de Itatiba
  • “Sua Gota faz a Diferença” – da EMEFEI Prefeito Simão Welsh de Nova Odessa

No dia seis de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, uma banca examinadora, composta por técnicos de educação e meio ambiente, além de profissionais de comunicação, avaliarão os cinco vídeos finalistas e elegerão o que mais se destacou nesse ano. A banca é composta pelos seguintes membros: Adriana Braga – docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Débora Fonseca – técnica da Agência Reguladora de Saneamento (ARES PCJ); Fernando Grion – coordenador adjunto da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (CT-EA); Maiko Magalhães – sócio proprietário da BMK Produções; e Thiago Pietrobon – sócio proprietário da empresa Ecosuporte Assessoria Ambiental.

No Seminário de Avaliação ainda serão entregues menções honrosas a outras iniciativas/vídeos que se destacaram e também serão reconhecidos participantes que tiveram um importante papel na difusão da Educação Ambiental nas Bacias PCJ, que receberão o certificado de Mérito Ambiental.

Para saber mais detalhes sobre o Seminário de Avaliação e sobre as premiações acompanhe o site www.agua.org.br ou envie e-mail para ambiental@agua.org.br.

Este ano, o Gota d’Água foi realizado em uma área bem mais abrangente e contemplou quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isso só foi possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde sua criação, em 2015, o Projeto Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realiza encontros a distância, por meio de EAD, na Plataforma Escola da Água e Saneamento (https://escola.agua.org.br). A última aula do Curso “Água e Saneamento” será disponibilizada a partir do dia 31 de outubro. Não perca!

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

A iniciativa é uma evolução do pioneiro projeto “Semana da Água”, que criou o Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, voltado à gestão de recursos hídricos, e neste ano completa 25 anos de capacitação de alunos, professores e comunidade em geral. Nesses anos todos, em torno de 3,4 milhões (público forma e não formal) foi atendido pelo Programa.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo