Projeto Gota d’Água inicia as capacitações de 2016

O Consórcio PCJ realizou a abertura oficial do Projeto Gota d’Água no último dia 16 de fevereiro, no Parque da Cidade de Jundiaí (SP), com a presença de 90 educadores. Os assuntos que serão tema dos debates desse ano serão: a renovação da outorga do Sistema Cantareira e a importância do planejamento e da participação social para garantir a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ, através da construção conjunta dos planos municipais de recursos hídricos.
O evento teve o apoio na sua realização da DAE Jundiaí e da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ. Participaram da abertura o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que na ocasião representou o presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, o diretor de mananciais da DAE Jundiaí, Aray Martinho, e o coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Tiago Valentim Georgette.

O diretor de mananciais da DAE alertou que o debate sobre a segurança hídrica é extremamente válido num momento em que naturalmente há um relaxamento no consumo de água devido às chuvas. “Engana-se quem pensa que a crise passou porque as chuvas estão ocorrendo. Quando a estiagem voltar veremos novamente os rios com vazões baixas”, comentou Martinho.

Tiago Georgette, por sua vez, destacou a importância da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ estar mais próxima das ações do Consórcio PCJ, em especial do Projeto Gota d’Água. “A rede de agentes multiplicadores criadas pelo Consórcio PCJ é bastante ampla, e complementa o público atingido pela CT-EA, o que representa uma excelente oportunidade para trocas de experiências e ampliação do alcance da educação ambiental nas Bacias PCJ”, disse.

Lahóz destacou as ações conjuntas da Câmara Técnica com o Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ além de destacar o importante ano para a gestão dos recursos hídricos. “Discutir os planos municipais de recursos hídricos em paralelo com os debates da renovação da outorga do Cantareira é ao mesmo tempo definir o futuro econômico do país, pois as Bacias PCJ são o terceiro parque industrial do Brasil”, atentou o secretário executivo do Consórcio PCJ.

As capacitações do Projeto Gota d’Água acontecerão em paralelo com a realização dos talk-shows sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Pelo cronograma apresentado na abertura do projeto, no próximo mês, em março, será realizado o primeiro talk-show, em abril e maio capacitações sobre as Políticas Municipais de Recursos Hídricos “Água e Cidadania”, no mês de junho será realizado o segundo talk-show sobre a renovação da outorga, no mês de agosto ocorrerão oficinas sobre Práticas Educativas, em setembro o penúltimo talk-show do Cantareira, em outubro os participantes serão capacitados sobre gerenciamento de resíduos sólidos, culminando no mês de novembro com a realização do Seminário de avaliação e premiação dos principais projetos desenvolvidos pelos munícipios nas Semanas da Água.

Em dezembro, o Consórcio PCJ encerra as atividades do projeto, com a realização do quarto e último talk-show sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, no qual serão reunidas as sugestões para a renovação da outorga num documento chamado de “Pacto pela Água”, que deverá ser entregue aos órgãos gestores responsáveis pela decisão quanto à renovação da outorga.

O Consórcio PCJ tem como meta em 2016, atingir 220 mil pessoas capacitadas pelo projeto, buscando dessa forma envolver mais a comunidade nas discussões de políticas públicas municipais voltadas à gestão de recursos hídricos, além de ampliar o debate da renovação da outorga do Sistema Cantareira, que impacta a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ.

“A população tem de participar desse momento em que as políticas de recursos hídricos estão sendo debatidas com mais evidência devido à crise hídrica, como forma de construirmos um grande consenso que busque dar garantias para a disponibilidade de água futura para o abastecimento público, industrial e rural. Juntos na gestão da água”, disse Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.

DSC_0065_webDSC_0070_webDSC_0073_webDSC_0068DSC_0079DSC_0096

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo