Projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ leva sensibilização ambiental para mais municípios em 2019

Com o tema “Desafio Água e Saneamento”, o projeto deste ano vai percorrer e impactar moradores de municípios além das Bacias PCJ graças à parceria inédita com a ARES-PCJ

O Consórcio PCJ inicia nessa terça-feira, dia 19 de março, o projeto Gota d’Água 2019, com a abertura oficial das atividades na sede da Agência Reguladora de Saneamento, a ARES-PCJ, em Americana (SP), a partir das 9h. Este ano, o tema escolhido é “Desafio Água e Saneamento” e terá o incremento de novos municípios participantes, por conta da parceria com a ARES-PCJ que levará o projeto para as cidades reguladas pela agência. Outra novidade é a mudança no formato das capacitações com os agentes de interlocução, que sofrerá pequenas alterações em relação aos encontros realizados nas últimas edições do projeto. Agora, as capacitações serão regionais e, em sua maioria, à distância.

O Gota d’Água 2019 promoverá dez encontros regionais até o final de junho nas cidades de: Amparo (dia 03/04), Ribeirão Preto (10/04), Atibaia (17/04), Campinas (24/04), Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06). O objetivo da organização com os encontros regionais é facilitar a participação dos municípios, evitandos grandes deslocamentos, já que o projeto nesse ano acontecerá numa área bem maior, em quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros à distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional, para a troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

Graças à parceria com a ARES-PCJ, os organizadores conseguiram ampliar o projeto para cidades fora das Bacias PCJ nesta edição, com o propósito de impactar mais pessoas. Desde que foi criado, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 200 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão da água e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

O Gota d’Água 2019 vai debater problemas e soluções sobre o trato da água, como também ao direito universal ao saneamento básico. As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de meio ambiente e dos serviços de saneamento, e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Na abertura do projeto, na sede da ARES-PCJ, em Americana (SP), estão confirmadas presenças de representantes das secretarias de educação, meio ambiente, e dos serviços de saneamento dos municípios da área de abrangência do Consórcio e da ARES PCJ. Para a palestra inaugural do projeto, o Consórcio PCJ convidou dois representantes do Instituto Trata Brasil: Rubens Filho, que abordará sobre os desafios da gestão da água e saneamento no Brasil, e Edna Cardoso, que discorrerá sobre educação ambiental aliada ao saneamento básico.

A cada edição, o Projeto Gota d’Água tem como desafio conscientizar estudantes e comunidade das Bacias PCJ para a necessidade da preservação e gestão dos recursos hídricos. “Não há como dissociar a população local do processo de construção de conhecimento sobre o meio ambiente e quais os impactos que as ações dos moradores provocam”, observa Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação Ambiental responsável pela realização do Gota d’Água.

Em novembro, acontecerá o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa, no qual os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto em 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo