Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Projeto Gota d’Água 2021 inicia as atividades do ano nessa quinta-feira, dia 08

06 abril 2021



Projeto Gota d’Água 2021 começa na próxima quinta-feira (08) e quer sensibilizar comunidade sobre o papel da educação na transformação do mundo que vivemos

Iniciativa nesse ano conta com o apoio da Unesco/Brasil e da ANA para trabalhar o tema sobre as metas da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, inicia na próxima quinta-feira, dia oito de abril, as capacitações do projeto “Gota d’Água 2021”, que terá como tema “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. A Abertura oficial será a partir das 14h, em ambiente virtual, com a participação de importantes autoridades e contará com palestra inaugural do Oficial de Projetos do Setor de Ciências Naturais, Glauco Kimura, além de outras surpresas. Para receber o link de acesso, os participantes devem fazer sua inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/QpCcdjCAB3LiLcxz7.

Esse ano o Gota d’Água conta com a parceria inédita equipe de Educação da Unesco/Brasil e com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), marcando os 27 anos de atividades do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. O objetivo do tema dos debates nesse ano é mobilizar a comunidade, através da educação, sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que precisam ser atingidos até o ano de 2030, que convencionou chamar-se de Agenda 2030 e que, caso seja alcançada, irá transformar a forma como nos relacionamos com o mundo em que vivemos, atualmente.

Além da Abertura dessa quinta-feira (08), a iniciativa terá seis encontros formativos e de multiplicação de conhecimentos, entre os meses de abril e setembro, todas em ambiente virtual. Será disponibilizado também um Curso EAD, na plataforma da Escola da Água e Saneamento, que está sendo produzido no âmbito da parceria Consórcio PCJ, ANA e UNESCO.

Após essas capacitações, os participantes terão de replicar o conteúdo com os alunos da rede pública e produzir materiais educomunicativos, participando assim do Concurso Cultural “Saneamento é +”, que faz parte da parceria entre o Consórcio PCJ e ARES PCJ. Os materiais educomunicativos serão avaliados por uma banca julgadora para, na sequência, concorrerem ao certificado de “Destaque do Ano de 2021” e ao Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, entregues no final do ano. Detalhes sobre as regras e os prazos de inscrição serão fornecidos durante a Abertura do Projeto Gota d’Água.

“A educação sempre teve um papel central para o desenvolvimento das grandes nações, mas agora, com a pandemia de Covid-19, é possível ver de forma clara como a falta dela compromete o senso de coletividade e de comprometimento com desenvolvimento sustentável. O Gota d’água nesse ano quer mudar isso e ampliar a força da comunicação para fazer dela um agente de transformação nessa década para alcançarmos as metas da Agenda 2030”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges.

Sobre a Agenda 2030

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?