Projeto “Eu uso e não abuso” será apresentado no VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos

13/09/2010

O projeto “Eu uso e não abuso”, promovido pelo Consórcio PCJ em convênio com a Petrobras/REPLAN, será apresentado como trabalho técnico durante VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos, que acontece de 13 a 16 de setembro, na cidade de Avaré (SP).

O trabalho será apresentado no dia 14, às 15h, no Ibiquá Eco Resort, pela coordenadora de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andrea Borges. O projeto “Eu uso e não abuso” foi aplicado em 43 municípios das bacias PCJ durante a metade de 2009 e primeiro semestre de 2010. Foram capacitados educadores da rede pública de ensino que depois reaplicaram os conhecimentos adquiridos com 116 mil alunos.

Foram produzidos para o projeto materiais didáticos como diversos jogos com a temática ambiental, além de um vídeo sobre questões relacionadas ao Reuso e Aproveitamento de água de chuva.

Para a coordenadora de educação ambiental, disseminar o conhecimento é o grande papel de ações como esta. “Assim como o projeto Eu uso e não abuso realizou durante um ano, replicando os conceitos adquiridos para alunos que depois multiplicaram isso dentro de suas casas, com familiares, cabe a nós, agentes aplicadores dessa iniciativa, replicar a experiência para outras localidades afim de que sirvam de exemplos para novas ações”, explica Andréa.

Já a Vice-Presidente de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e prefeita de Piracaia (SP), Fabiane Santiago, atenta para a importância da participação  da iniciativa privada em projetos dessa natureza. “As parecerias são fundamentais para o projeto. O Consórcio PCJ possui o know-How, mas ele precisa de parceiros para injetar recursos”, completa ela.

Com o tema “Água limpa para um mundo sustentável, o VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos coloca em pauta a reflexão de que a gestão integrada dos recursos hídricos requer que este recurso natural seja sistematicamente acompanhado tanto em termos de quantidade quanto de qualidade.

Foram escolhidos 20 trabalhos técnicos para serem apresentados durante o evento, do qual o Projeto “Eu uso e não abuso” foi um dos selecionados.

 Mais informações pode ser obtidas através do site www.dialogointerbacias.org

  know-How

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo