Projeto “Eu uso e não Abuso”, parceria Consórcio PCJ e Petrobras/Replan, capacita 108 mil alunos em 1 ano

 

O Consórcio PCJ promoveu no dia 23 de junho na Faculdade de Jaguariúna, o Seminário de avaliação do Projeto de Educação Ambiental “Eu uso e não abuso”, uma parceria com a Petrobras/Replan e com o apoio dos Comitês PCJ. No total, 260 educadores de 42 municípios das bacias PCJ foram capacitados e multiplicaram esses conhecimentos para 108 mil alunos de escolas públicas, segundo dados preliminares do Consórcio.

O evento contou com as presenças do Consultor de Meio Ambiente da Replan, Jorge Mercanti, a Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, Maria Fernanda Chiochetti, o geógrafo da Sabesp, João Roberto Miranda, o Coordenador Geral da Agência de Água PCJ e do Consórcio PCJ, Francisco Castro Lahóz e a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O Projeto de Educação Ambiental “EU USO E NÃO ABUSO – Ações para o uso racional da água” foi desenvolvido a partir da segunda metade de 2009. O objetivo foi a formação de agentes multiplicadores e a transmissão dos conhecimentos adquiridos a toda a comunidade, tendo como eixos principais o reuso da água e o aproveitamento da água de chuva. O projeto previa a capacitação de 210 educadores de 21 municípios, o que pelos números levantados até o momento, mostra que a meta foi ultrapassada de forma consistente.

“Esse resultado só foi possível porque o Consórcio PCJ trabalha com temas transversais e, portanto, é nossa cultura mesclar os programas. O projeto Eu uso e não abuso foi executada junto com outros projetos da entidade, que acabou resultando nesses números”, explicou durante a abertura do evento, o Coordenador Geral da Agência de Água PCJ e do Consórcio PCJ, Francisco Castro Lahóz.

Municípios mantém execução do Projeto até o fim de 2010

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Andréa Borges, atentou para a importância da continuidade do projeto. “É essencial despertar o envolvimento das crianças com a causa ambiental e, mais do que isso, ver que educadores, pais, familiares e poder público também fazem parte desse processo. Prova disso, é que muitos municípios continuarão a multiplicação do projeto até o final do ano, apesar do encerramento agora em junho”, disse ela.

Maria Fernanda Chiochetti, Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, agradeceu ao compromisso da Petrobras/Replan que cumpriu antecipadamente as 11 ações propostas pelos Comitês PCJ para obtenção da nova outorga no rio Jaguari. “Gostaria de parabenizar essa empresa pelo comprometimento de cumprir essas ações antes mesmo de receber o benefício”, comentou.

Números de alunos capacitados impressiona Petrobras/Replan

Representando os diretores da refinaria de Paulínia, o Consultor de Meio Ambiente, Jorge Mercanti, se mostrou satisfeito e impressionado com os números preliminares apresentados pelo Consórcio PCJ. “Valeu a pena executar em parceria com o Consórcio esse projeto. Estamos surpresos com os resultados, foi muito além das nossas expectativas”, disse.

Mercanti destacou, também, a importância do envolvimento da comunidade. “Sem ele a gente pode ficar teorizando, fazendo projetos mirabolantes, tecnicamente irrepreensíveis, mas, nesse ponto entrou o Consórcio, com seu poder de articulação e aglutinação, trazendo para dentro do projeto escolas, comunidade e municípios. O aprendizado é de que envolvendo as coisas saem”, comentou ele.

O Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ é referência nacional com quase 5 milhões de pessoas capacitadas de forma indireta. No ano passado, o programa completou 15 anos de seu carro chefe, o projeto Semana da Água. Finalizado o projeto de Educação Ambiental o convênio com Petrobras/Replan foca suas atenções para o Programa de Proteção dos Mananciais, do qual pretende efetuar o plantio de 200 mil mudas nativas na bacia do rio Camanducaia. O convênio tem duração de 5 anos para o desenvolvimento das atividades de reflorestamento.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo