Projeto “Eu uso e não abuso” é premiado no Diálogo Interbacias

 

17/09/2010

O Consórcio PCJ recebeu pelo segundo ano seguido prêmio na categoria práticas significativas do VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Desta vez o motivo da premiação foi o projeto “Eu uso e não abuso”, realizado pela entidade em parceria com a Petrobras/REPLAN. O evento foi promovido entre os dias 13 e 16 de setembro, na cidade de Avaré (SP). Ao todo foram inscritos 108 trabalhos e, desses, apenas 7 foram premiados.

Sob o tema “Água Limpa Para Mundo Sustentável” o evento recebeu trabalhos de diversos órgãos da sociedade como organizações não governamentais, educadores das redes municipais e estaduais de ensino e membros de comitês de bacias hidrográficas de todo estado.

Durante explanação, a coordenadora do programa de educação ambiental, Andréa Borges, apresentou o trabalho realizado pelo programa de educação ambiental do Consórcio PCJ entre o último semestre de 2009 e a primeira metade de 2010 com educadores de 43 municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Para Andréa, os resultados obtidos são sentidos a curto, médio e longo prazo. “O projeto capacitou os professores para que eles possam multiplicar o conhecimento adquirido no decorrer do curso aos alunos. Isso ajuda na formação de cidadãos ambientalmente conscientes. Agora, o prêmio veio para consagrar e reconhecer todo esforço dedicado a esse projeto”, diz Andréa.

Durante o curso foram produzidos materiais didáticos como jogos com a temática ambiental e vídeos sobre questões relacionadas ao Reuso e Aproveitamento de água de chuva, tudo direcionado ao trabalho com crianças do ensino fundamental e jovens do nível médio.

Para a vice-presidente do programa de educação ambiental e prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, trabalhos como esse merecem ser valorizados. “As parecerias são fundamentais para o projeto. O Consórcio PCJ possui o know-How, mas ele precisa de parceiros para injetar recursos”, completa a vice-presidente.

Na edição VII do Diálogo Interbacias o Consórcio PCJ também foi premiado. Naquela ocasião, o reconhecimento foi pelo trabalho realizado através da Casa Modelo Experimental, uma ferramenta de educação ambiental voltada à conscientização de alunos, educadores e toda comunidade, além de ser exemplo de sustentabilidade.

  know-How

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo