Projeto do município de Cosmópolis recebe o prêmio “Sua Gota Faz A Diferença” do Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ premiou na última quarta-feira, dia 6 de novembro, os melhores projetos de Educação e Sensibilização Ambiental realizados por municípios participantes do Projeto Gota d’Água, durante o Seminário de Avaliação da iniciativa. O evento teve a participação do Presidente do Consórcio PCJ, Benjamin Bill Vieira, do secretário Executivo da entidade, Francisco Lahóz, da gerente técnica, Andréa Borges, do Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julinho Lopes, além dos diretores da ARES-PCJ:  Dalto Brochi, diretor geral, Carlos Roberto Gravina, diretor técnico operacional, e Carlos Roberto Oliveira, diretor administrativo financeiro.
Neste ano, o Projeto Gota d’Água contou com a parceria inédita da ARES-PCJ que possibilitou maior abrangência do projeto com a participação de quatro bacias hidrográficas: PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê, em municípios consorciados à agência. No total, mais de 70 municípios foram atendidos pelo projeto, capacitando em média 150 mil pessoas.
Realizado no auditório ARES-PCJ, em Americana (SP), a abertura contou com 90 participantes. O   secretário executivo Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, que neste ano completa 25 anos de atividades. “Se hoje há tantas pessoas sensibilizadas a respeito da questão hídrica devemos às iniciativas desenvolvidas desde 1994. Devemos a todos os educadores da nossa região que se empenharam nesse projeto. A vocês todo o nosso agradecimento”, comentou Lahóz.
O Presidente do Consórcio PCJ, Benjamin Bill Vieira, também tomou a palavra e expressou enorme satisfação por integrar a entidade. “Me alegra muito estar à frente do Consórcio PCJ, uma entidade que defende uma causa tão nobre como a Educação Ambiental. É uma entidade que há mais de três décadas tem contribuído para a tomada de consciência ambiental da população”, disse o presidente.
O diretor geral da ARES-PCJ relembrou a criação do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, quando ele era funcionário da instituição, e enalteceu o trabalho de sensibilização feito na comunidade das Bacias PCJ, o que levou a agência buscar a parceria para levar essa iniciativa aos seus municípios consorciados também. “É um grande prazer para a ARES abraçar esse projeto e, assim, poder ampliar as ações de educação ambiental para além das Bacias PCJ, em municípios regulados por nossa agência, intensificando a sensibilização em torno da água e do saneamento”, atentou Brochi.
A Gerente Técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, responsável pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental, realizou a entrega do Certificado de Mérito Ambiental à parceiros que tiveram um importante papel na disseminação da Educação Ambiental nas Bacias PCJ, durante esses 25 anos de atividades.
Integrando parte das premiações do Projeto Gota d’Água, os municípios de Atibaia, Campinas, Jarinu, Jundiaí e Limeira receberam Menções Honrosas, como uma forma de reconhecer o trabalho realizado em 2019 e homenagear os vídeos produzidos.
Os cinco vídeos finalistas ao Prêmio Sua Gota faz a Diferença e que receberam o troféu de Destaques do Ano, foram: “Água x Resíduos: Município em Ação” – da Secretaria de Educação de Artur Nogueira; “Uma Gota de Esperança” – da EMEB Antônio Pegorari de Cosmópolis; “Projeto Gota d’Água – PCJ” – da Secretaria de Educação de Hortolândia; “Projeto Gota d’Água” – da Secretaria de Meio Ambiente de Itatiba; e “Sua Gota faz a Diferença” – da EMEFEI Prefeito Simão Welsh de Nova Odessa.
Após assistir aos vídeos dos finalistas, a Banca Examinadora se reuniu e elegeu a iniciativa “Uma Gota de Esperança” – da EMEB Antônio Pegorari de Cosmópolis como a grande vencedora do Prêmio “Sua Gota Faz A Diferença”. Além do troféu, a escola recebeu uma Câmera GoPro Hero 7 Black. O vídeo escolhido abordou a importância de se realizar o descarte adequado de resíduos e o papel fundamental das crianças enquanto agentes multiplicadores na preservação da água e do meio ambiente.
A Professora e Coordenadora da EMEB Antônio Pegorari, Regiane Kühl, explica que participar do Projeto Gota d’Água ao longo de 2019 foi essencial para o desenvolvimento educacional das crianças. “É uma alegria imensa receber o prêmio. Ficamos muito felizes em trabalhar a educação ambiental em nossa escola. Cada criança representa uma gota de esperança e esperamos poder continuar promovendo o programa no município”, ressaltou ela.
Tema do Projeto para o ano de 2020
A gerente técnica do Consórcio PCJ também anunciou durante o evento qual será o tema do Projeto Gota d’Água no próximo ano, que abordará sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODS, como comumente são chamados, tem como metas acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, tendo como horizonte até 2030.
A Abertura do Gota d’Água está pré-agendada para o dia cinco de março de 2020, em local ainda a definir. Qualquer alteração de data também será comunicada pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Mais informações, acesse: www.agua.org.br.
Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações tiveram como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto, atendendo ao público de outras bacias hidrográficas, além das Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo