Projeto de Revitalização das Bacias dos Rios Camanducaia e Jaguari foi tema de publicação da Petrobras/REPLAN

O Consórcio PCJ, desde 2010, por meio de convênio com a Petrobras/REPLAN, tem realizado o Projeto de Revitalização das Bacias dos Rios Camanducaia e Jaguari, que prevê o plantio de 200 mil mudas nativas em áreas de matas ciliares dessas bacias. O Projeto foi tema de matéria veiculada no Informativo da empresa, intitulado “Refinaria de Paulínia – Comunidade em foco” do mês de junho.

A matéria aborda a visita que representantes da REPLAN junto do coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pela iniciativa, Guilherme Valarini, fizeram a uma das propriedades rurais atendidas pelo projeto. Um dos entrevistados foi Arien Van Vliet, proprietário de uma área em Holambra, onde foram plantadas 1,6 mil mudas.

Esta mesma área foi vistoriada no inicio dos plantios há um ano e meio atrás por esses mesmos representantes, o gerente de meio ambiente da Replan e vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Mauro José Lauro, e pelo consultor de meio ambiente da empresa, Jorge Antonio Mercanti. Com essa nova visita eles puderam verificar a evolução da restauração florestal no período e o trabalho desempenhado pelo Consórcio nessa área.

Outro entrevistado foi o coordenador de projetos do Consórcio PCJ. “Quando você tem uma cobertura florestal, ela facilita a infiltração de água que alimenta nossos rios de forma constante”, disse Valarini à publicação.

O projeto de Revitalização das C, teve início pelo Consórcio PCJ em 2010, com o plantio de 110 mil mudas nativas. Recentemente, a segunda etapa foi concluída com mais 56 mil mudas plantadas. A conclusão de todo o projeto deve acontecer ao final de 2012 e início de 2013. O Consórcio PCJ ainda prestará manutenção dessas áreas por mais dois anos, tempo considerado necessário para que as mudas possam prosseguir seu desenvolvimento sozinho.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo