Projeto de Reflorestamento é lançado com plantio simbólico e distribuição de mudas no dia da árvore

 

21/09/2010

 

O Consórcio PCJ, em parceria com a Petrobras/REPLAN, lançou no dia 21 de setembro, o Projeto de Revitalização das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari, através de um plantio simbólico de 50 mudas nativas no Bairro Parque Alto Taquaral, em Campinas, e com a distribuição de 5 mil mudas de ipê Amarelo e Quaresmeira no Parque D. Pedro Shopping.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sanasa e do Parque D. Pedro Shopping. Estiveram presentes o Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, a Vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, o Secretário de Meio Ambiente de Campinas, Paulo Sérgio Garcia, que representou o prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, o Prefeito de Amparo, Paulo Turato Miotta, além dos representantes da Petrobras/REPLAN, o Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Claudio Magno Martins, que representou o Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Mauro José Lauro, e o Consultor de Meio Ambiente, Jorge Mercanti.

O plantio teve início por volta das 10h e foi realizado pelas autoridades presentes mais os alunos do Colégio Rio Branco, de Barão Geraldo, e por alunos da escola EMEF Sylvia Simões Magro, atendido pelo Projeto Minha escola na Sanasa.

Para o presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, o lançamento serve para marcar um novo ciclo na região. “Nossa região é uma que mais tem se desenvolvido. Isso nem sempre é acompanhado com ações de cuidados com a natureza. Essa manhã começamos um novo ciclo, o ciclo da renovação e da revitalização do nosso meio ambiente”, afirmou Perugini.

O Projeto de Reflorestamento prevê o plantio das 200 mil mudas nativas em 22 municípios das bacias dos rios Camanducaia e Jaguari, além de contemplar a cidade de Campinas com 2 mil espécies de árvores que serão plantadas na nascente do Ribeirão das Pedras, na mesma região onde foi realizado o plantio simbólico.

O Secretário de Meio Ambiente de Campinas, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira destacou a área em que será realizado o projeto no município, o Parque Linear do Ribeirão das Pedras. “Este local recebia caçambas de entulhos até 1998. Graças a parcerias que realizamos nesses anos todos, o Parque Linear recebeu em março de 2010 o prêmio de melhor gestão ambiental urbana. Para nós, é um grande orgulho agora termos mais essa parceria com o Consórcio PCJ e a Petrobras/REPLAN, com o apoio dos Comitês PCJ, na busca pela recuperação do Ribeirão das Pedras”, comentou.

O Gerente de Segurança, Meio ambiente e Saúde da Petrobrás/REPLAN, Claudio Magno Martins, defendeu a participação da sociedade em iniciativas ambientais, envolvendo população, poder público e iniciativa privada. “Aimportância de eventos como esse está no envolvimento da comunidade, do poder público e das empresas em prol do meio ambiente”, disse.

 Já a vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, atentou para o bem que o reflorestamento das áreas propiciam à preservação dos mananciais. “Se não preservarmos a água e os mananciais, não vamos conseguir preservar nada: matas, ar, solo. A água é a fonte da vida”, atentou Fabiane.

O Secretário de Meio Ambiente de Bragança Paulista, Joaquim de Oliveira, representou o Vice-Presidente do Programa de Integração Regional e Prefeito de Bragança, João Afonso Solis. Para ele, a entidade acertou na metodologia de execução escolhida para o reflorestamento. “O Consórcio PCJ acertou na forma como conduzir esse convênio, afinal o projeto se estendeu às bacias de dois rios, atingindo 22 municípios e não somente uma enorme área,  o que beneficiará diversas cidades”, enalteceu ele.

Autoridades participam da distribuição de mudas no Parque Dom Pedro Shopping

Após o plantio simbólico as autoridades se dirigiram ao Parque Dom Pedro Shopping, na entrada das águas, para dar início à distribuição das mudas de árvores nativas. No total, foram distribuídas durante todo o dia 2,5 mil mudas da espécie Ipê Branco e 2,5 mil de Quaresmeira, o que totalizou 5 mil mudas doadas. O evento marcava também a comemoração do Dia da Árvore – festejado em 21 de setembro –, do Dia Regional de Proteção aos Mananciais e o Aniversário de 21 anos do Consórcio PCJ.

O Superintendente do Shopping, Francisco Ferraz, também esteve presente no local para dar início às distribuições e ressaltou o compromisso do Centro Comercial, da sociedade e do poder Público com o meio ambiente. “O Shopping tem esse compromisso em seu DNA. Todas as nossas instalações são feitas pensadas na natureza. Ações como estas são uma oportunidade em que um grupo de empresas e órgãos públicos gerar ações em prol do meio ambiente, educam a população e as preparam para o futuro”, disse ele.

As mudas disponibilizadas para as duas ocasiões foram cedidas pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ por meio de parcerias com viveiros municipais da região e não serão abatidas do total a ser plantado pelo projeto do convênio com a Petrobras/REPLAN. Em 19 anos de existência, o Programa já plantou mais de três milhões de árvores nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo