Projeto de Reflorestamento do Camanducaia e Jaguari inicia o plantio em novembro

 

01/10/2010

O “Projeto de Revitalização das Bacias dos Rios Camanducaia e Jaguari” dará início ao plantio das mudas nativas nas áreas selecionadas, a partir de novembro, durante o período chuvoso. A iniciativa é uma parceria do Consórcio PCJ e Petrobras/REPLAN que pretende plantar 200 mil mudas em 22 municípios.

O Projeto de Revitalização das Bacias dos Rios Camanducaia e Jaguari foi lançado no último dia 21 de setembro, durante as comemorações pelo dia da árvore, em Campinas (SP). Na ocasião foram plantadas 50 mudas como ato simbólico nas nascentes do Ribeirão das Pedras, no Parque Alto Taquaral, com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos ambientais, de empresas públicas e privadas, professores e alunos de escolas do município, além de representantes do Consórcio PCJ e da Petrobras/REPLAN. O Vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais, Mauro José Lauro, esteve representado pelo Consultor de Meio Ambiente da Petrobras/REPLAN, Jorge Mercanti.

O plantio do projeto foi dividido em duas fases: uma com início em 2010 e outra em 2011. Nessa primeira etapa participam os municípios de Campinas (em área de influência da Petrobras/REPLAN), Limeira, Holambra, Pedreira, Amparo e Bragança Paulista.

Essa fase deve durar cerca de três meses, com o plantio, coroamento, roçamento e adubação superficial das mudas. Por ano deverão ser executadas no mínimo quatro manutenções e acompanhamento da área recuperada. O Consórcio PCJ se responsabiliza pela manutenção por dois anos, para que as mudas se tornem floresta.

Durante mais de um ano o Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, tem realizado palestras de esclarecimentos com proprietários rurais sobre a importância de reflorestar as margens dos rios que cortam essas propriedades, com o intuito de que eles se comprometam a manter a área recuperada. No total, foram realizadas 20 palestras em que mais de 400 pessoas foram capacitadas sobre reflorestamento ciliar.

O convênio da Petrobras/REPLAN com o Consórcio PCJ prevê, além do plantio de mudas nativas, ações de educação ambiental que foram executadas, através do Projeto “Eu uso e não abuso”, que capacitou durante um ano mais de 116 mil alunos de escolas públicas das bacias PCJ sobre reuso de água e aproveitamento de água de chuva. Outros 260 educadores – replicadores de conhecimento – foram capacitados.

Na ocasião do encerramento do Projeto de Educação Ambiental, em junho, na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), o Consultor de Meio Ambiente da Petrobras/REPLAN, Jorge Mercanti, enalteceu os resultados apresentados até o momento pelo convênio e destacou a importância do envolvimento da comunidade nesse tipo de ação. “Sem ela a gente pode ficar teorizando, fazendo projetos mirabolantes, tecnicamente irrepreensíveis, mas, nesse ponto entra o Consórcio PCJ, com seu poder de articulação e aglutinação, trazendo para o projeto escolas, comunidade e municípios”, comentou na época Mercanti.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo