Projeto da Ambev sensibiliza alunos quanto ao uso racional de água em escolas de Jaguariúna

A Ambev e a Prefeitura de Jaguariúna (SP), ambas associadas ao Consórcio PCJ, firmaram parceria para a realização do Projeto “Guardiões da Água”, que visa conscientizar alunos de 13 escolas do município em relação ao uso racional do líquido. Uma gincana sobre qual instituição de ensino economizará mais água está em curso desde maio e os resultados serão apresentados no próximo mês de agosto.
A intensão da iniciativa é transformar os alunos em verdadeiros “guardiões”, preservando a água tanto dentro das escolas, como também levando esse conceito para as suas casas, entre seus familiares.

O projeto é dividido em duas etapas, sendo que a primeira, já concluída, consistia na capacitação de professores e alunos sobre o consumo consciente de água, mapeamento de vazamentos e eliminação de desperdícios. Além de palestras, os responsáveis da Ambev também ensinaram os docentes e estudantes a construir cisternas, cujas bombas serão doadas pela cervejaria, para coletar água da chuva.

A segunda fase se trata de uma gincana de economia de água entre as escolas participantes e está em andamento desde maio, com duração de três meses, e busca sensibilizar ao mesmo tempo que premiará a escola que conseguir a maior redução de consumo.

Juliana Taguti, Gerente de Meio Ambiente da Cervejaria Jaguariúna, aponta que esta é uma forma lúdica de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza, e, ao mesmo tempo, contribuir de forma efetiva para a economia de água de maneira geral. “É gratificante perceber o engajamento dos alunos e professores no projeto. Acredito que a melhor forma de tratar deste tema é esta: de forma leve e divertida. Tenho certeza que o resultado será muito positivo ao município”, afirma.

A Ambev conseguiu, com esse projeto, envolver três setores da Prefeitura de Jaguariúna: Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Obras.

Estão participando as escolas E. M. Ângelo Bizzo, E. M. Coronel Amâncio Bueno, E. M. Dr. Franklin De Toledo Piza Filho, E. M. Prefeito Adone Bonetti, E. M. Prefeito Francisco Xavier Santiago, E.M Profº Irineu Espedito Ferrari, E. M. Prefeito Joaquim Pires Sobrinho – Unidade I, E. M. Prefeito Joaquim Pires Sobrinho Unidade II, E. M. Profª Maria Tereza Piva, E.M Profº Mário Bergamasco, E. M. Profª Oscarlina Pires Turato, E. M. Profº Sada Salomão Hossri e C.E.J.A Profª Yvone Poltronieri Santos – Eja.

A Ambev e o Consórcio PCJ

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.

Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

A Ambev é uma das empresas associadas ao Consórcio PCJ, que é uma agência de fomento, planejamento e sensibilização na área de gestão de recursos hídricos. A parceria entre as duas instituições ocorre há mais de 20 anos, tendo a Ambev participado de importantes iniciativas como o Projeto Colaboradores Ambientais, no Programa de Educação Ambiental e no Programa de Proteção aos Mananciais da entidade. A empresa também já foi diversas vezes reconhecida pelo “Prêmio Ação pela Água”, realizado pelo Consórcio PCJ e com seis edições já realizadas.

Fotos: Assessoria de Imprensa – Ambev

Ambev Ambev2

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo