Programa Município VerdeAzul reconhece diversos municípios associados ao Consórcio PCJ

Itatiba, Hortolândia, Holambra, Santa Bárbara d’Oeste e Louveira destacam-se no ranking ambiental do Estado de São Paulo

 Os municípios associados ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) se destacam no ranking ambiental paulista. Itatiba, Hortolândia, Holambra, Santa Bárbara d’Oeste e Louveira estão no seleto grupo de 78 cidades paulistas a conquistar o selo do Programa Municipal VerdeAzul (PMVA). Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência de gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

Ao final de cada ano, o Programa Município VerdeAzul avalia a eficácia dos municípios paulistas na condução das ações propostas na agenda ambiental. Esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental são as dez diretivas de desempenho. Este ano, 645 municípios participaram do PMVA.

Na 38ª posição do ranking PMVA, Itatiba soma 86,01 pontos. “Com as ações realizadas em cada uma das diretivas, mostra-se todo o empenho para a maior qualidade de vida no município”, afirma Gustavo Cosenza de Almeida Franco, secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

Participante do PMVA desde 2014, Hortolândia alcança a 43ª posição, com 85,15 pontos. “A pontuação atingida por Hortolândia nos desafia a continuar a sonhar e a realizar uma cidade inteligente e sustentável, que ofereça qualidade ambiental à população com equilíbrio e responsabilidade”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

Holambra coloca-se no 59º lugar do ranking ambiental com 82,15 pontos. “A certificação de Holambra é uma notícia muito importante. Uma conquista que reforça o trabalho feito por diferentes departamentos para atingirmos os objetivos de conscientização e preservação em nossa cidade”, destaca o prefeito Fernando Capato.

Com 81,47 pontos, Santa Bárbara d’Oeste se posiciona no 63º lugar no PMVA. “O Programa possui diretrizes que procuramos seguir de acordo com o Plano de Governo do prefeito Rafael Piovezan, atendendo assuntos relacionados à coleta seletiva, à arborização urbana e tantas outras ações sustentáveis que norteiam nosso dia a dia e proporcionam melhorias para a cidade no que diz respeito à qualidade ambiental, refletindo diretamente na qualidade de vida do cidadão barbarense”, diz Cléber Canteiro, secretário municipal de Meio Ambiente. “Manter a Certificação do Selo VerdeAzul é a certeza de que estamos no caminho certo”, completa.

Pelo quarto ano consecutivo, Louveira recebe o certificado VerdeAzul, colocando-se na 69ª posição, com 80,56 pontos. Na cerimônia de entrega do prêmio, no dia 24 de setembro, estiveram presentes o prefeito Estanislau Steck e a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Para Franscisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, a certificação VerdeAzul reconhece as ações e iniciativas públicas setoriais dos municípios associados voltadas à preservação ambiental. “Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade”, destaca o secretário.

Os outros municípios associados do Consórcio PCJ que conquistaram o selo Município VerdeAzul são Americana, Bragança Paulista, Campinas, Indaiatuba e Limeira. Bragança Paulista, especialmente, figura em 1º lugar no ranking geral do PMVA deste ano. “A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste importante ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza Francisco Lahóz.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo