Programa Jaguariúna Verde recebe apoio do Consórcio PCJ

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, apresentou nesta segunda-feira, dia 24 de abril, o programa Jaguariúna Verde, no Teatro Municipal Dona Zenaide. O Consórcio PCJ, que é um dos apoiadores e parceiros do programa, assinou durante a ocasião documento de empréstimo de umidificador e ar condicionado para estufas de sementes como parte da segunda etapa do projeto Matrizeiro, implantado em 2012 e que busca ampliar a disponibilização de sementes para a produção de mudas nativas ao viveiro de Jaguariúna e aos demais viveiros municipais parceiros da entidade.
O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Reis, que também é o vice-presidente do Programa de Cooperação Institucional do Consórcio PCJ, de secretários da administração, convidados e público em geral. A subsecretária executiva da entidade, Jussara Cordeiro Santos, esteve presente representando a Secretaria Executiva do Consórcio na assinatura da parceria.

“O Matrizeiro foi uma iniciativa muito importante junto com o Consórcio PCJ e tivemos um resultado muito eficiente para o nosso município avançar como um município sustentável preocupado com o meio ambiente”, comentou Reis.

Além do Matrizeiro, O Consórcio PCJ por meio do seu Programa de Proteção aos Mananciais é parceiro também do município na iniciativa Bacias Jaguariúna, programa que tem como objetivo criar um modelo de conservação e recuperação de mananciais.

“O Consórcio PCJ e o município de Jaguariúna são parceiros históricos e com muitos exemplos a serem replicados aos outros municípios da Bacia, desejamos sucesso a essa nova empreitada que se inicia hoje com o Jaguariúna Verde”, discursou a subsecretária executiva, Jussara Cordeiro Santos.

O Jaguariúna Verde é um projeto de sustentabilidade dividido em cinco grandes eixos: Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Arborização Urbana, Atitudes Sustentáveis e Florestas e Mananciais.

“Este ambicioso programa tem o importante papel de despertar em cada cidadão uma atitude mais consciente, diante dos desafios de obter crescimento e modernização sem abrir mão da responsabilidade sustentável”, explica Rafaela Rossi, diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente.

Segundo Reis, o Jaguariúna Verde tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente começando com ações de educação ambiental. “A preservação ambiental é uma questão de educação e nossas crianças devem aprender desde cedo a importância do meio em que vivemos para assegurarmos um futuro com qualidade de vida. As crianças são as principais multiplicadoras de educação”, afirmou o prefeito.

IMG_1948

IMG_1946

IMG_1955

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo