Programa de visitação à Estação de Tratamento de Água é retomado pela BRK, em Limeira

Chamada de Portas Abertas, ação educativa e socioambiental visa receber alunos do 5º ano das escolas municipais nas instalações da concessionária no Parque Hipólito

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira e empresa associada ao Consórcio PCJ, retomou no último mês, o programa Portas Abertas na Estação de Tratamento de Água da cidade, localizada no Parque Hipólito.

Na visita, que tem duração de cerca de uma hora e meia, os alunos do 5º ano das escolas municipais assistem a uma palestra sobre os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto. Posteriormente, eles seguem para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde observam de perto como ocorrem os procedimentos técnicos para levar água de qualidade até a torneira dos mais de 300 mil limeirenses. Para os estudantes, o programa possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula sobre saneamento.

A primeira visita ocorreu no dia 22 de setembro, quando 15 alunos do 5º ano da EMEIF Maria Ap. de Luca Moore estiveram na ETA. Até novembro, em torno de 300 crianças vão participar do programa.

“Retomar esse programa na cidade é importante, porque é uma iniciativa que permite que a BRK se comunique com a comunidade, principalmente com as crianças, e leve conhecimento sobre saneamento. É uma oportunidade de dialogar sobre os serviços e melhorias que a empresa desenvolve na cidade”, explica Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.

Palestras

A BRK também segue com o cronograma de palestras, tanto da temática água quanto do tema esgoto, às instituições de ensino, entidades e representantes da sociedade em geral. Em setembro, 256 pessoas participaram dessas atividades educacionais, sendo 196 da Associação CAMPL Patrulheiros de Limeira e 60 da Escola Estadual Dom Idílio José Soares.

Para ambos os públicos o tema foi “Lixo nas Redes de Esgoto”, que trata sobre a importância do uso correto das redes de esgoto, com o objetivo de orientar os participantes sobre os resíduos que, ao serem descartados incorretamente, podem afetar o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e causar possíveis impactos nas redes de esgoto, estações de bombeamento e de tratamento.

“É importante que os limeirenses tenham conhecimento sobre o sistema de esgoto e que ações cada um pode tomar para evitar entupimentos e extravasamentos. Transmitir essas informações, de maneira clara e objetiva, faz parte do trabalho da empresa em levar o saneamento para além do básico”, destaca Thaís.

Como participar

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.

Texto e Foto: Asscom/BRK Limeira

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo