Programa de Proteção aos Mananciais inicia distribuição de insumos aos viveiros parceiros

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, iniciou a primeira etapa de um total de três, de distribuição de insumos aos viveiros parceiros à entidade na produção de mudas nativas para os projetos de reflorestamento ciliar. Até o momento, foram doados 53 kg de sementes de 37 espécies nativas e 48 mil sacos plásticos voltados à produção de mudas.
O Programa de Proteção aos Mananciais é realizado pelo Consórcio PCJ há 23 anos e já plantou quatro milhões de mudas de árvores nativas. O foco dos plantios é sempre o de realizar plantios em matas ciliares às margens de rios, ribeirões e nascentes das Bacias PCJ. A meta para 2015 é realizar o plantio de 120 mil mudas na região.

Segundo o coordenador do programa, Guilherme Valarini, “mais do que plantar mudas nativas o Consórcio PCJ busca promover uma cultura preservacionista na comunidade”.

A entidade conta com as parcerias junto a viveiros municipais a produção de mudas nativas em atendimento às demandas dos projetos de reflorestamento ciliar e doações aos associados ao Consórcio PCJ. Atualmente, são 14 viveiros municipais parceiros, formalizadas através de acordos de cooperação, onde o Consórcio fornece insumos (saquinhos, sementes, etc.) voltados à produção e em contrapartida recebe as mudas nativas.

Além da doação de insumos aos viveiros parceiros, o Consórcio PCJ realiza capacitações com os colaboradores dos viveiros a fim de aprimorar o manejo da produção de mudas.

O Consórcio PCJ além de fazer o plantio de mudas nativas em áreas de matas ciliares degradadas, a entidade realiza, também, a manutenção dessas áreas recuperadas por dois anos, quando as mudas já estão suficientemente crescidas para seguir com seu desenvolvimento sozinhas.

Os Associados à entidade interessados em doações de mudas ou em parcerias para projetos na área de reflorestamento em matas ciliares podem entrar em contato pelo telefone (19) 3475 9409 ou pelo e-mail ppm@agua.org.br.

.

Conteúdo do kit de insumos que estão sendo enviados aos viveiros parceiros.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo