Programa de Proteção aos Mananciais fecha 2015 com mais de 40 mil mudas doadas

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, doou 40.231 mudas de árvores nativas durante o ano de 2015 aos municípios e empresas associadas, além de ONGs e produtores rurais que fizeram solicitação para os responsáveis do programa. O número é 24% superior em relação ao ano de 2014, quando foram distribuídas 32.515 mudas.
As mudas doadas vieram dos 14 viveiros parceiros do Consórcio PCJ, distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Piracicaba, Capivari, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, situadas no Estado de São Paulo, e Camanducaia, situada no sul de Minas Gerais.

Como contrapartida, o Consórcio PCJ assessora os viveiros com capacitação técnica e doação de insumos, entre saquinhos para o plantio de mudas e sementes nativas. No ano passado, foram distribuídos 57 mil saquinhos e 197 sacos com diversas sementes de árvores nativas. A entidade proporciona, também, o intercâmbio de informações, sementes e plântulas entre os viveiros, a fim de auxiliá-los na produção e distribuição de mudas.

“É de extrema relevância a parceria do Consórcio PCJ com os viveiros, pois, permite que toda a Bacia PCJ seja beneficiada”, destaca a gerente técnica da entidade, Andréa Borges.

Sobre o Programa de Proteção aos Mananciais

Desde 1991, o Consórcio PCJ realiza ações de recuperação e proteção de matas ciliares e nascentes com o objetivo de garantir a preservação dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Através de seu Programa de Proteção aos Mananciais, a entidade já plantou cerca de 4 milhões de árvores e ajudou a recuperar mais de 2,4 mil hectares de matas ciliares. Os proprietários rurais que participam do programa recebem apoio e suporte para a área recuperada por dois anos do Consórcio PCJ quando, então, as mudas já estão aptas a prosseguirem com o seu desenvolvimento por conta própria.

Os Associados à entidade interessados em doações de mudas ou em parcerias para projetos na área de reflorestamento em matas ciliares podem entrar em contato com a equipe do Programa de Proteção aos Mananciais pelo telefone (19) 3475 9409 ou pelo e-mail ppm@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo