Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ completa 25 anos e faz homenagem a viveiros municipais

Desde 1991, quando o Consórcio PCJ com o apoio da Sociedade Brasileira de Meio Ambiente (SOBRADIMA) e a Companhia Energética de São Paulo (CESP) realizou o primeiro reflorestamento de matas ciliares nas Bacias PCJ, com o plantio de 450 mil mudas na micro bacia do Ribeirão Forquilha, em Capivari (SP), a entidade já plantou cerca de 4,2 milhões de árvores e ajudou a recuperar mais de 2,4 mil hectares de matas ciliares.
Todo esse trabalho foi possível graças à parceria com 15 viveiros municipais, que produzem mudas nativas em atendimento às demandas dos projetos de reflorestamento ciliar, e em contrapartida, o Consórcio fornece insumos como saquinhos, sementes, etc. A entidade também realiza capacitações com os colaboradores dos viveiros a fim de aprimorar o manejo na produção de mudas.

Em comemoração aos 25 anos do Programa de Proteção aos Mananciais, o Consórcio PCJ irá homenagear na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, durante a Reunião Plenária de Associados à entidade, os viveiros que participam do Programa. Cada um receberá o certificado de “Mérito Ambiental” pelo apoio dado ao Consórcio PCJ na recuperação das matas ciliares das Bacias PCJ.

Serão homenageados, portanto, os viveiros dos seguintes municípios: Atibaia, Bragança Paulista, Camanducaia, Capivari, Cosmópolis, Hortolândia, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’ Oeste, Sumaré e Vinhedo.

O coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini, atenta para o importante papel das matas ciliares à disponibilidade hídrica. “As matas ciliares desenvolvem papel fundamental no processo de infiltração de água no solo, no combate ao assoreamento dos rios, retendo sedimentos que se depositariam no corpo d’água, além de efeitos benéficos para a fauna ao redor e melhora na qualidade e quantidade de água dos rios”.

 Serviço:

Evento: 78ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ
Data e Horário: 16/09/2016, a partir das 9h
Local: Hotel NOHotel – Rua Ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana (SP)
O evento é aberto para participação de associados, não associados e da imprensa em geral. Confirmações de presença devem ser feitas também pelo e-mail agua@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475-9400.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo