Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ comemora dia da árvore com distribuição de mudas e promoção no Twitter

 

21/09/2011

Recuperar e preservar as matas ciliares das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), além de promover uma consciência preservacionista na região é o pilar de atuação do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ. No mês de setembro, em comemoração pelo dia da árvore, festejado no dia 21, o PPM está distribuindo mudas para diversas ações de reflorestamento entre os municípios e empresas consorciadas. No total quase 12 mil mudas foram disponibilizadas. Pelo Twitter, a entidade organiza, também, uma promoção para o plantio de mudas.

O PPM completa 20 anos de atuação em 2011 e já plantou 3,5 milhões de mudas nativas, com o apoio de 14 viveiros da região. A importância das árvores e das florestas podem ser expressadas por números. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os meios de subsistência de mais de 1,6 bilhões de pessoas dependem das florestas, além delas servirem de moradia para 300 milhões de pessoas ao redor do mundo.

As florestas são o lar de 80% da biodiversidade terrestre e estudos apontam que as matas ciliares contribuem para o aumento da qualidade e da quantidade de água nos rios. No entanto, a ação humana e o desenvolvimento industrial tem contribuído para o avanço do desmatamento em várias partes do globo e, sobretudo, em regiões em desenvolvimento como o Brasil. A ONU estima que a cada ano, 13 milhões de hectares de florestas são destruídos, o que equivale ao tamanho de Portugal.

Não é a toa que a ONU instituiu que 2011 é o ano internacional das florestas, para que a consciência preservacionista seja mais disseminada pelo globo. O Consórcio PCJ está promovendo em comemoração aos 20 anos do PPM, ao ano internacional das florestas, aos 22 anos de fundação do Consórcio PCJ, concurso fotográfico Matas Ciliares através de um click, que encerrou suas inscrições no último dia 15 de setembro. As fotos enviadas estão passando sob o crível da comissão julgadora e em breve serão anunciadas as vencedoras.

As melhores fotos serão apresentadas em exposição a ser realizada entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, no Armazém XIV, no Engenho Central, em Piracicaba (SP).

PPM lança promoção no Twitter para comemorar o Dia da Árvore

Em comemoração ao dia da árvore, festejado no dia 21 de setembro, e à semana da árvore, o Consórcio PCJ por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) organiza promoção no Twitter como forma de divulgação da importância das árvores e do reflorestamento.

Com o Desafio #EcoClique plantaremos uma árvore para cada Retuite que tivermos na frase: “O @Consorcio_PCJ plantou uma Árvore com meu #EcoClique, faça o mesmo, é só dar RT. http://migre.me/5KQ9e #SeuTwitValeUmaÁrvore “

No final da semana vamos divulgar o números de retwittes que tivemos e consequentemente o número de mudas que serão plantadas pelo PPM do Consórcio PCJ. Participe desta ação, dê seu #EcoClique

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo