Programa de Proteção aos Mananciais atinge 3,5 milhões de árvores plantadas e comemora com concurso fotográfico

 

11/08/2011

Programa completa 20 anos e promove concurso de fotografias “Matas Ciliares através de um click”

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ alcançou, no ano de 2011, a marca de 3,5 milhões de mudas plantadas nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), ao longo dos 20 anos de existência. Muito mais que plantar mudas o objetivo do programa foi e é o de se criar uma cultura preservacionista na sociedade.

Para o coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini, os benefícios dos plantios não se restringem apenas às áreas reflorestadas, mas sim a todo o meio ambiente. “O mais importante é que, a cada plantio, despertamos na sociedade uma consciência preservacionista, uma idéia de que é preciso recuperar”, destaca o coordenador.

Uma das ações importantes para que o programa atingisse a marca, foi a realização de parcerias com viveiros municipais da região. Assim, o Consórcio PCJ faz a doação de insumos aos viveiros para a produção de mudas que, posteriormente, doam as mudas para os reflorestamentos promovidos pela entidade. Além disso, O Programa já conscientizou, cadastrou e atendeu milhares de proprietários rurais acerca da importância da recuperação de áreas às margens dos rios que cruzam suas propriedades.

As Matas ciliaressão consideradas Área de Preservação Permanente (APP) por suas importantes característica ecológicas. Consistem e são caracterizadas por uma formação vegetal (Árvores e plantas) localizada nas margens de nascentes, córregos, rios, lagos e represas.  Como alguns dos principais benefícios da preservação dessas áreas, destacam-se a garantia da quantidade e da qualidade de água por meio da manutenção das nascentes, a proteção natural contra a erosão do solo e o assoreamento dos rios, a manutenção da biodiversidade e até o controle de pragas na lavoura.

Matas Ciliares Através de um Click

Com o objetivo de sensibilizar e despertar a consciência ecológica na população, o Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Proteção aos Mananciais, lançou no mês de junho o concurso fotográfico “Matas Ciliares Através de um Click. O concurso irá premiar as melhores fotografias tiradas de matas ciliares por todo o Brasil.

O coordenador do Programa, Guilherme Valarini, destaca que “esse concurso tem o objetivo de, através das imagens, despertar na população a importância da preservação dessas matas”.

O concurso é organizado em duas categorias: fotos das bacias PCJ e demais regiões. As melhores fotos de cada categoria serão premiadas com uma câmera fotográfica profissional modelo Nikon D3100 e uma viagem para Bonito – MS com acompanhante. Os segundos colocados levarão para casa uma câmera fotográfica profissional Sony Alpha 290, enquanto o terceiro receberá uma câmera Sony Cyber-shot T99. Além disso, as 80 melhores fotografias (40 de cada categoria) serão apresentadas em exposição a ser realizada entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, no Armazém XIV, no Engenho Central, em Piracicaba (SP).

Para participar do concurso, acesse o site WWW.agua.org.br, clique no banner do evento e faça seu cadastro. Não perca tempo! Fotografe os rios e as matas que você mais gosta e participe. As inscrições vão até o dia primeiro de setembro. Para mais informações, mande um e-mail para agua@agua.org.br .

  Programa completa 20 anos e promove concurso de fotografias “Matas Ciliares através de um click”

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo