Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ realiza curso de Resíduos Sólidos e tecnologias de reciclagem

 

O Consórcio PCJ realizou no dia 11 o curso de capacitação referente ao módulo VI do Projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Foram realizadas palestras e oficinas com o tema “Resíduos sólidos e tecnologias de reciclagem”, que aconteceram na sede entidade, em Americana-SP.

Cerca de 50 profissionais da área de educação – diretores, professores e técnicos – da rede estadual e municipal de ensino da região participaram do encontro, que teve início no período da manhã com a palestra “Conscientização Ambiental voltada à Reciclagem de Materiais originados dos Resíduos Sólidos Urbanos”, proferida por Manoel Lúcio Padreca, dono da Padreca Reciclagens. Na parte da tarde aconteceram oficinas de confecção de brinquedos e outros produtos a partir de objetos recicláveis, ministradas pelas coordenadoras de artes, Helcimara Gonçalves Belo Salbino e Amanda Janaina Herget Stradiotto, do Centro Municipal Educacional Pedagógico (Cemep).

Helcimara comentou que os professores se interessaram bastante pelas idéias da oficina. “O pessoal recebeu bem, afinal, não estamos aqui tratando somente de reciclagem, mas sim de utilização de materiais que geralmente são jogados no lixo. Sendo assim, nós demos ideias de transformá-los em objetos de decoração, adereços como presilhas, broches e brinquedos, usando, na maior parte, somente o papel”, pontuou ela.

Professores têm dia de aluno

Os “mestres” passaram um dia sendo alunos e aprenderam a reutilizar materiais como o filtro de café usado para confecção de objetos de decoração, brinquedos e outros produtos. Sempre visando, é claro, o reaproveitamento desses artefatos em prol da preservação do meio ambiente.

“Foi muito produtivo porque aprendemos como se faz a reutilização e a produção desses materiais. A partir de agora estamos aptos a passar isso para os nossos alunos”, disse o professor de Ciências Alex Bavieri, que confeccionou um boneco utilizando garrafa pet, cola e o filtro de café usado.

O Projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas” está acontecendo desde abril entre as cidades de São Pedro e Americana, com dois encontros semanais. No total já participaram do evento cerca de 180 pessoas da região. O curso se encerrará ao final de Junho.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo