Programa de Ampliação da Oferta Hídrica é apresentado ao Conselho Fiscal do Consórcio PCJ

22/11/2011

Reunião do Conselho também apreciou as contas do Consórcio PCJ e manifestou apoio a ARES-PCJ

Vereadores membros do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ se reuniram na manhã dessa terça-feira, dia 22 de novembro, para auditar as contas da entidade e durante a reunião, o secretário executivo do Consórcio, Francisco Lahóz, apresentou o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica, que prevê o incentivo à construção de reservatórios como alternativa para aumentar a disponibilidade de água para as bacias PCJ.

Lahóz lembrou que o programa foi entregue no último dia 11 de novembro ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento que aconteceu em Campinas. “Agora precisamos que os senhores cobrem do governo do estado as ações previstas nessa iniciativa”, disse buscando o apoio dos vereadores presentes.

O secretário executivo do Consórcio PCJ disse que estão em estudo a construção de duas barragens, uma no rio Camanducaia , na altura da cidade de Amparo, e outra no rio Jaguari, próxima a Pedreira, que regularizarão 6m3/s para a bacia. “São represas com capacidade semelhantes à da Cachoeirinha e à de Atibainha, portanto, teremos dois reservatórios do porte do Sistema Cantareira no meio da bacia, o que é uma grande obra para a região”, comentou Lahóz.

Durante a reunião o vereador de Indaiatuba, Bruno Ganem, solicitou mais informações sobre a bacia do rio Jundiaí. “A questão da água e sua escassez é uma preocupação particular minha como também compartilhada pela região de Indaiatuba a despoluição do rio Jundiaí. É fundamental uma mobilização das cidades da região, por meio do poder público, meio empresarial e população para que seja possível ter um Jundiaí vivo no futuro”, atentou Ganem.

Aproveitando a ocasião o vereador de Americana, Reinaldo Chicone, perguntou também sobre iniciativas para a despoluição do ribeirão Quilombo. “Atualmente, o Quilombo é um rio de classe 4 e pelo Plano das Bacias PCJ ele deve passar para a classe 2 até 2035”, esclareceu o secretário executivo do Consórcio PCJ, ressaltando que a bacia do Jundiaí , também, possui metas especiais em tal Plano.

O vereador do município de Monte Mor, Eudice Leite da Silva, convidou a todos os presentes para a comemoração do dia do rio Capivari, que será comemorado no próximo dia 24 de novembro, data esta já comemorada também pelo município de Jundiaí. “Essa comemoração foi lançada durante o Fórum sobre o Rio Capivari na Câmara de Monte Mor, onde decidimos seguir a idéia de Jundiaí em instituir o dia 24 de novembro como o dia do rio Capivari, devido a sua importância”, disse Silva.

Monica Bombonato, vereadora pelo Município de Pedreira, e quem presidiu a reunião do conselho Fiscal em substituição ao presidente, Sebastião Santos, ficou entusiasmada com a iniciativa do dia rio Capivari e pretende levar essa idéia para Pedreira. “Fiquei empolgada com a possibilidade de criar, também, o dia do rio Jaguari, em Pedreira, porque amo esse rio e minha candidatura a vereadora se deu devida às minhas ações ambientais”, comentou ela.

Os membros do Conselho Fiscal decidiram, também, durante a reunião, o envio de uma monção ao governo do Estado de São Paulo pela aceitação da Agência Reguladora Regional do Saneamento (ARES-PCJ) como a agência reguladora nos municípios em que a Sabesp é a concessionária do Serviço de Água.

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ se reúne periodicamente para apreciação das contas da entidade. Os membros são compostos por vereadores dos 43 municípios consorciados, indicados pelos presidentes das suas respectivas Câmaras Municipais.

Reunião do Conselho também apreciou as contas do Consórcio PCJ e manifestou apoio a ARES-PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo