Primeiro Encontro Regional do Projeto Gota D’Água utiliza o celular para a troca de ideias e sugestões

No evento realizado em Amparo (SP), os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar informações sobre o bom uso da água e o saneamento básico

O Consórcio PCJ realizou o primeiro encontro regional do projeto Gota d’Água 2019 na última quarta-feira, dia 3 de abril, no auditório do Unifia, em Amparo (SP). O evento reuniu educadores, representantes de secretarias de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Amparo e de outras 13 cidades. Este ano, o tema do projeto é “Desafio Água e Saneamento” e terá o incremento de novos municípios participantes, graças à parceria com a ARES-PCJ, que levará o projeto para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados mais nove encontros regionais. O segundo será em Ribeirão Preto, no dia 10 de abril. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD, e uso de aplicativo de envio de mensagens para smartphones.

Cidade do Circuito das Águas Paulista, Amparo participa há 22 anos das ações educativas promovidas pelo Consórcio PCJ. Problemas que envolvem a gestão da água e o direito universal ao saneamento básico destacaram-se como temas principais no primeiro encontro regional sediado pelo município. “Ficamos muito felizes pelo fato de a cidade ser a primeira a receber este importante evento”, afirmou Luiz Oscar Vitale Jacob, prefeito municipal de Amparo. Segundo ele, entre as atividades realizadas ao longo de mais de duas décadas com o apoio do Consórcio, destacam-se as iniciativas voltadas à educação, o plantio de 59 mil árvores e a recuperação de várias nascentes no município.

Durante o primeiro encontro regional, o biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ, abordou os vários desafios que envolvem a gestão de recursos hídricos e a universalização do saneamento básico no Brasil. Durante a palestra, os participantes adicionados a um grupo recém-criado no WhatsApp foram desafiados a participar com perguntas, idéias e sugestões. “Nós sempre pedimos à plateia que desligue os celulares. Desta vez, foi diferente e o resultado surpreendeu”, disse Pietrobon.

Entre as muitas mensagens enviadas por meio do aplicativo, um dos participantes do grupo destacou a necessidade de “criar mecanismos para engajar os atores sociais e a comunidade como um todo para a proposição de soluções e o envolvimento em ações socioambientais voltadas aos desafios da água e do saneamento”.

Como representante da cidade de Pedreira, a secretária de Educação Mariângela Aparecida de Oliveira Rodrigues destacou a importância do projeto Gota d’Água nas ações educativas realizadas no município. “Neste encontro, vimos a questão do saneamento, do uso consciente da água, da importância do reuso, e a Educação no nosso município trabalha esses temas. Nesse sentido, o projeto vem nos apoiar no dia a dia de conscientização para a utilização da água. Água é vida e temos que preservar”, afirmou.

Ely Cristina de Almeida Godoy, coordenadora de Projetos e Eventos na Secretaria de Educação de Jaguariúna, disse que o aprendizado nos encontros do projeto Gota d’Água é levado para a sala de aula e colocado em prática no município. “Em 2018, focamos bastante em economia de água. Este ano, entra a necessidade de economia do recurso associada ao saneamento básico”, destacou.

Graças à parceria com a ARES-PCJ, o número de municípios participantes foi ampliado nesta edição do projeto. Durante o primeiro encontro regional, Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do projeto, lembrou que inicialmente eram 42 cidades; hoje, serão 70 municípios. Para ela, as chances de compartilhar ações que visam a preservação e o bom uso dos recursos hídricos também se ampliam com esta parceria.

Próximos encontros

Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Depois de Amparo, o projeto realizará mais nove encontros regionais nas cidades de Ribeirão Preto (10/04), Atibaia (17/04), Campinas (24/04), Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo