Primeira turma da Escola da Água e Saneamento começa na próxima segunda-feira, dia 04

Aula inaugural se dará no DAE de Americana e inscritos devem levar os Equipamentos de Proteção Individual

A Escola da Água e Saneamento iniciará suas atividades na próxima segunda-feira, dia quatro de fevereiro, com a realização do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, que terá a aplicação com a primeira turma, na cidade de Americana (SP), no Departamento de Água e Esgoto (DAE), localizado na Vila Cordenonsi, rua Roque Faraone, n°550. As aulas contarão com 8 horas diárias, das 08 às 17 horas, de quatro a oito de fevereiro, com pausa de uma hora para almoço e coffee break no período da manhã e à tarde, que será servido de cortesia pelo Consórcio PCJ e o DAE. A segunda turma acontecerá na semana seguinte, de 11 a 15 de fevereiro, em Atibaia (SP).

Os inscritos devem levar para as aulas práticas (dias 06 e 07/02) os equipamentos de proteção individual (EPI), composto por: capacete, sapato de segurança, óculos de proteção, protetor auricular e luva de raspa ou vaqueta. Nos dias de aulas práticas, recomenda-se o uso de protetor solar, principalmente porque o curso ocorrerá durante o verão, época de grandes temperaturas e forte incidência de raios solares.

Os materiais didáticos para a participação no curso que serão compostos por: apostilas, caderno para anotações e caneta. As apostilas atenderão ao conteúdo programático previsto: “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, sendo divididos em duas etapas. A primeira será “instalação de redes e ramais de água” e a segunda etapa do curso “instalação de redes e ramais de esgoto”.

É importante estar atento a qual turma o participante está inscrito, se para a aplicação na cidade de Americana ou na cidade de Atibaia. O curso será o mesmo nos dois polos, não havendo necessidade de participação nos dois municípios. Todos os inscritos receberam e-mail de confirmação de matrícula e com a indicação do polo de aplicação e endereço. Caso os participantes não tenham recebido esse e-mail ou estejam com dúvidas sobre o local do curso, por favor, entrar em contato pelo telefone (19) 3475 9407.

Com apenas 11 dias de inscrições abertas as duas primeiras turmas para o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água e Saneamento tiveram suas vagas totalmente preenchidas. O sucesso pela procura dos cursos ocasionará a abertura de novas turmas ainda nesse semestre, em diferentes cidades.

Os cursos serão ministrados com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável pela avaliação dos inscritos ao final das capacitações e emissão dos certificados.

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atenderá cidades de outras bacias hidrográficas, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/escola-da-agua ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo